Voltar

Dia 24: Sindplast-AM participa de audiência no Ministério da Indústria e Comércio para exigir mais empregos

19 de Setembro de 2013

Filiados

 19 de agosto: Sindplast-AM participa de manifestação em defesa do emprego em frente à Suframa, Manaus    A direção do Sindplast-AM...

foto 94 sindplast

 19 de agosto: Sindplast-AM participa de manifestação em defesa

do emprego em frente à Suframa, Manaus

 

 A direção do Sindplast-AM (Sindicato dos Plásticos de Manaus e do Estado do Amazonas) participará de audiência com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na próxima terça-feira, dia 24, às 16h30, em Brasília. Francisco Brito de Freitas, presidente, José Carlos Lúcio e Suzana dos Santos Teixeira, dirigentes da entidade, devem representar os trabalhadores na reunião que irá debater propostas para a reformulação do PPB (Processo Produtivo Básico) de bens produzidos no Polo Industrial de Manaus. Lucineide Varjão Soares, presidenta da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), também estará presente para reforçar a delegação sindical.

Francisco Brito explica que trata-se de defender o emprego da categoria: “No polo de componentes, muitos produtos deixaram de ser produzidos na região e agora são importados, trazidos de fora. A iniciativa de algumas empresas, inclusive multinacionais, causou um duro golpe com o fechamento de vagas no mercado de trabalho. Hoje somos em torno de sete mil trabalhadores no polo termoplástico. Em 2012, esse número era superior a 14 mil”.

O Sindplast-AM reivindica mudanças urgentes. “Estamos na expectativa e esperançosos. Aguardamos mobilizados uma posição do governo, já que o Ministro garantiu providências concretas, ou seja, iniciar a regularização dos processos de produção (PPBs) até o final do ano. A audiência em Brasília é um passo importante e estamos preparados para o debate. O objetivo é reverter a crescente demissão que assola a categoria na região”.

Em 19 de agosto, dirigentes e militantes participaram de reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus). Um protesto contra o desemprego marcou o evento com discursos e faixas: “Produto importado = trabalhador demitido”. Na ocasião foram aprovados 59 projetos de implantação, ampliação e diversificação do setor, que totalizam investimentos de US$ 1.020 bilhão e um potencial de criação de 3,1 mil novos empregos.

 

Foto: Sindplast-AM

 

sindplast video

- Confira o vídeo elaborado pelo Sindplast-AM com o registro da manifestação em frente à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), que reuniu centenas de trabalhadores no dia 19 de agosto (17 minutos). Clique no link:

 

http://www.youtube.com/watch?v=koX5RMMMcnE