Voltar

Dia de Ação pela Guatemala contra assassinatos de sindicalistas e impunidade

14 de Maio de 2013

Geral

CSI (Confederação Sindical Internacional) e CSA (Confederação dos Trabalhadores das Américas) convocam atos para o 17 de...

CSI (Confederação Sindical Internacional) e CSA (Confederação dos Trabalhadores das Américas)

convocam atos para o 17 de maio

guatemala

 

 

 

 

O secretário geral da CSA (Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas), Víctor Báez Mosqueira, redigiu uma carta sublinhando a importância da solidariedade internacional com os trabalhadores guatemaltecos, vítimas de uma onda de assassinatos fortalecida pela impunidade. Pela relevância da convocação do Dia de Ação pela Guatemala, que será realizado na próxima sexta-feira, 17 de maio, o Portal do Mundo do Trabalho reproduz abaixo a íntegra do documento.

 

 

 

A Guatemala é um dos países nas Américas com as mais altas taxas de assassinatos de sindicalistas no exercício da atividade, crimes que ficam na mais absoluta impunidade. Essa situação contribui de forma especial para aproximar o país dos mais graves níveis de pobreza internacional.

Por este motivo, a CSI (Confederação Sindical Internacional) e a CSA (Confederação dos/as Trabalhadores/as das Américas ) organizaram, em 2008, a I Conferência Internacional Contra a Impunidade na Guatemala e logo, em 2011, a II Conferência Internacional Contra a Impunidade. Esses eventos trouxeram à luz a violência antissindical no país, aproximaram as centrais sindicais e exigiram do governo investigação e punição pelos crimes contra os trabalhadores.

Transcorridos alguns anos desde essas duas Conferências, a sensação é de que nada mudou, ou melhor, que a situação de desrespeito aos direitos humanos e a criminalização dos protestos se agravaram. Uma das maiores preocupações dos trabalhadores são os assassinatos de líderes sindicais no exercício de sua atividade e a impunidade desses crimes. De acordo com os sindicatos locais, o país apresenta uma média de 15 assassinatos anuais.

Por isso, em 2012, foi lançada a campanha “Guatemala: Trabalho Digno, Vida Digna”, que tem como objetivo fortalecer a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e pela liberdade sindical, apoiada pela CSA, a CSI e o Movimento Sindical e Popular Autônomo Guatemalteco - que reúne a Confederação de Unidade Sindical da Guatemala (CUSG), a Confederação Central Geral de Trabalhadores da Guatemala (CGTG), a União Sindical de Trabalhadores de Guatemala (UNSITRAGUA) e o Movimento de Trabalhadores Camponeses e Camponesas de San Marcos (MTC).

Os/as trabalhadores/as guatemaltecos/as não terão a vida que buscam, com trabalho decente e coesão social, enquanto a vida dos/as sindicalistas não esteja garantida, não sejam respeitadas e cumpridas as Convenções da OIT, os abusos continuem impunes e não se ponha fim aos massacres. A CSI e a CSA têm acompanhado e continuarão apoiando passo a passo os acontecimentos na Guatemala, porque todos os sindicatos filiados são conscientes da importância do que ocorre no país para o mundo sindical.

Dia de Ação pela Guatemala

Para chamar a atenção frente à crescente violência, à alarmante impunidade e, portanto, à grave situação de atropelo aos direitos humanos e sindicais na Guatemala – que longe de melhorar tem piorado - a CSA convoca as suas filiadas para que nessa data se unam numa forte e contundente ação de solidariedade em apoio aos/as companheiros/as deste país, protestando contra a falta de respostas por parte do governo.

Solicitamos a todas as filiadas que enviem cartas de protesto às embaixadas e consulados em seus países, assim como promovam ações frente a estas representações para protestar contra a situação de violência constante na Guatemala.

Contamos com a solidariedade de todos.

 

Atenciosamente

Víctor Báez Mosqueira

Secretário geral da CSA

 

 

 

 

Assista o vídeo da campanha Guatemala: Trabalho Digno, Vida Digna (21 minutos).

http://www.youtube.com/watch?v=gl91cmJujKg

 

 

 

 

 Foto: Confederación Sindical de las Américas