Voltar

#Dia de Luta: Petroquímicos baianos iniciaram paralisações no Polo de Camaçari

10 de Novembro de 2017

Filiados

Na Bahia, os trabalhadores petroquímicos do Polo de Camaçari foram a primeira categoria a aderir ao Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais sindicais e Frente Brasil Popular para esta sexta-feira (10). Os funcionários do turno da noite paralisaram as atividades, a partir de zero hora, e se concentraram na Estação de Transbordo do Pool I e da Braskem, no Polo, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Pela manhã, o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica), entidade que representa os petroquímicos, voltou a paralisar as atividades dos funcionários, a partir das 6h. A concentração continua no Pool I.

Repressão anunciada

Durante a mobilização, o sindicato denunciou às empresas petroquímicas que recorreram à Justiça de Camaçari para coibir a participação da categoria no movimento desta sexta-feira e perseguir os diretores do sindicato. Por meio do Sinpeq (sindicato patronal) e dos seus advogados, os empresários conseguiram da Justiça habeas corpus e interdito proibitório que proíbe a circulação dos diretores do Sindiquímica nas vias de acesso às fábricas do Polo, liberando, inclusive, o uso da força policial contra eles.

As empresas do Polo usaram o argumento em uma das liminares de estar impedindo a atuação dos dirigentes sindicais em nome dos trabalhadores, porém o legitimo representante da categoria é o Sindiquímica e não o patronato. Ao recorrer à Justiça para impedir a participação dos trabalhadores nas manifestações contra a reforma sindical, os empresários ferem princípios básicos de livre organização sindical e manifestação democrática.

Informação: Assessoria de Comunicação - Sindiquímica-BA