Voltar

DIEESE realiza seminário nacional sobre rotatividade no setor químico

10 de Setembro de 2013

Filiados

Apenas em 2011, foram 858,9 mil trabalhadores desligados no setor Setor de embalagem em laboratório de medicamentos genéricos em Goiás (foto: Elza...

Apenas em 2011, foram 858,9 mil trabalhadores desligados no setor

embalagem medica elza ab

Setor de embalagem em laboratório de medicamentos genéricos em Goiás (foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

 

Aconteceu no dia 27 de agosto, no escritório nacional do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos) em São Paulo, o seminário sobre rotatividade nos diferentes segmentos que compõem o setor químico no Brasil - da exploração e refino de petróleo à fabricação de plásticos, cosméticos, vidros e brinquedos, passando pelo setor sucroalcooleiro e de minérios, entre outros.

O seminário reuniu dirigentes sindicais de quase 30 entidades, de 10 estados, filiadas à Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) da CUT e à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ). A abertura do seminário foi realizada pelos presidentes das entidades nacionais: Antonio Silvan de Oliveira, da CNTQ, e Lucineide Varjão Soares, da CNQ. O seminário contou com o apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES).

 

A rotatividade é ponto central para o movimento sindical e a própria Constituição Federal, em seu artigo 239, parágrafo 4º, afirma que “o financiamento do seguro-desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei”. Ou seja, há um vínculo direto entre a rotatividade e o financiamento do seguro-desemprego que, apenas em 2012, representou gasto de R$ 27,6 bilhões ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Nos últimos 25 anos, entretanto, não se avançou no sentido de regulamentar esse artigo da Constituição Federal.

Em 2011, o DIEESE lançou livro em que aborda detalhadamente a rotatividade como característica de flexibilização do mercado de trabalho no Brasil. A publicação está disponível na íntegra para captura em: www.dieese.org.br/livro/2011/livroRotatividade11.pdf

Nesta publicação, o DIEESE analisa a rotatividade sob a ótica da substituição nos postos de trabalho de um trabalhador por outro. Utiliza-se a taxa global de rotatividade e a taxa descontada de rotatividade. A taxa descontada deduz do total de trabalhadores desligados, aqueles que faleceram; se aposentaram com rescisão de contrato; pediram demissão voluntariamente; e se transferiram entre empresas ou estabelecimentos. Assim, chega-se ao número de desligamentos por iniciativa exclusiva do empregador, ou seja, as demissões sem justa causa ou por fim de contrato (incluindo contrato de experiência, temporário e por tempo indeterminado). É sobre este tipo de demissão que trata a Convenção 158 da OIT, referente à demissão imotivada.

Na parte da manhã do seminário, Antonio Ibarra, técnico do DIEESE, apresentou amplo estudo com base nos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, para caracterizar o emprego no setor químico no Brasil e destacar o problema da rotatividade. O estudo foi realizado com apoio da Rede Químicos do DIEESE, formada pelos técnicos que assessoram o movimento sindical em subseções nos sindicatos e confederações do setor químico no Brasil.

Os diferentes segmentos que compõem o setor químico contavam com 1.781.407 trabalhadores em dezembro de 2011, elevação de 23,4% em relação a 2006. Destes, 465,7 mil estavam no setor sucroalcooleiro e 343,9 mil na indústria plástica, para citar apenas os segmentos que contam com maior contingente de trabalhadores.

Os trabalhadores desligados no setor químico em 2011 somaram 858,9 mil, 29,9% a mais do que os desligamentos verificados em 2006. No sucroalcooleiro, foram 326,7 mil desligados em 2011; na indústria plástica, 179,3 mil trabalhadores desligados. Analisando as causas dos desligamentos, para o setor como um todo, verifica-se que, em 2011, 47% dos desligamentos foram sem justa causa e 20% foram por conta de término do contrato. Isso permite concluir que 67% dos desligamentos ocorreram por decisão unilateral dos empregadores e, portanto, seriam objeto de negociação nos termos propostos pela Convenção 158 da OIT.

Analisando por faixa etária, nota-se que 50% dos trabalhadores desligados no setor químico em 2011 tinham até 29 anos de idade. Com relação à escolaridade, 44,7% dos desligados tinham pelo menos o ensino médio completo. Um dado que salta à vista: 62,9% dos trabalhadores desligados tinham menos de um ano de trabalho na empresa que os demitiu.

Os trabalhadores desligados recebiam em média apenas 61,7% da remuneração média dos trabalhadores que permaneceram ativos nas empresas do setor químico em 2011. A relação da remuneração média dos admitidos sobre os desligados tem se mantido estável desde 2010, em 0,9 – isto é, um trabalhador admitido no setor químico recebe em média 90% do que recebia um trabalhador desligado.

Em relação às empresas, apenas 15,8% dos estabelecimentos que demitiram trabalhadores são responsáveis por 81,1% dos desligamentos. E apenas 20 ocupações concentram 57% dos trabalhadores desligados no setor químico em 2011, com destaque para trabalhadores da cana (22% do total de desligados) e alimentadores de linha de produção (13% do total).

A taxa de rotatividade descontada apresentada no estudo para o total do setor químico, em 2011, ficou em 23,9%, o que indica pequena queda em relação aos 27% verificados em 2007. Na análise dos setores desagregados, os destaques negativos – segmentos com maiores taxas de rotatividade – são: brinquedos (34%); sucroalcooleiro (29,8%); plásticos (29,2%); e cosméticos (28,3%). A média da indústria de transformação no Brasil em 2011 ficou em 36,1%.

Diante destes e de muitos outros dados estatísticos apresentados, os dirigentes sindicais participantes do seminário se reuniram em grupos e indicaram propostas de ação que devem ser desenvolvidas de forma unitária entre as entidades sindicais que representam os trabalhadores do setor químico no Brasil. Entre as ações propostas, destacam-se: 

• a necessidade de o Brasil ratificar a Convenção 158 da OIT sobre demissão imotivada;

• a necessidade de garantir a manutenção do veto da Presidência da República à extinção da multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS de trabalhadores demitidos sem justa causa;

• a urgente implantação de mecanismos de diálogo social que estabeleçam medidas voluntárias para redução da rotatividade a partir de negociações entre os sindicatos, federações e confederações e as principais entidades representativas das empresas, especialmente naqueles setores em que o problema é mais grave, como indústria plástica, de cosméticos e no sucroalcooleiro;

• estabelecimentos de cláusulas que limitem a demissão imotivada nos acordos e convenções coletivas, a exemplo do que já existe no Estado de São Paulo;

• manter foco nas campanhas reivindicatórias na valorização dos pisos salariais;

• seguir lutando pela organização no local de trabalho;

• levar o tema a debate nos fóruns apropriados em âmbito nacional, como audiências públicas a serem propostas na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, entre outros.

O seminário sobre rotatividade no setor químico encerrou ciclo de debates que abordaram o problema afetando trabalhadores em outros setores econômicos, como bancários, metalúrgicos, comerciários e trabalhadores na construção civil. Os dados e propostas de ação sindical abordados em todos estes encontros serão reunidos em livro a ser lançado no primeiro quadrimestre de 2014.

No primeiro semestre de 2012, a VII Jornada Nacional de Debates, realizada pelo DIEESE em conjunto com todas as Centrais Sindicais brasileiras, em todas as capitais de Estado do País, também abordou o problema da rotatividade, sensibilizando centenas de dirigentes e militantes sindicais para o tema.

 

Tema do seminário - Rotatividade no Setor Químico: dados setoriais e diretrizes para a ação sindical

Importante subsídio para o trabalho sindical, negociações e campanhas salariais.

Clique aqui para capturar o documento com a apresentação completa do DIEESE.

 

 

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil