Voltar

CNQ debate precarização e declínio da sindicalização em Conferência da IndustriALL

07 de Maio de 2015

Ramo Químico

Lucineide Varjão participou da mesa Trabalho Precário e seus Reflexos na Sindicalização Mundial, na Conferência da Indústria Química da IndustriALL

A presidenta da CNQ , Lucineide Varjão, participa da mesa sobre Trabalho Precário e seus reflexos na sindicalização mundial, na Conferência da Indústria Química promovida pela IndustriALL Global Unión, em Hanover, Alemanha.

Na sua apresentação, Lucineide apresentou o tema DECLÍNIO DA SINDICALIZAÇÃO NO MUNDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, abordando a diminuição da sindicalização no mundo e no Brasil especificamente, os desafios de sindicalização de jovens e mulheres e a luta do movimento sindical para barrar o PL 4330 da terceirização.

"É fundamental que os sindicatos busquem aproximar cada vez mais o “discurso” da “prática política” (teoria X prática), pois, somente a organização efetiva do conjunto dos trabalhadores permitirá a ampliação da sindicalização e da representatividade dos sindicatos", apontou a presidenta da CNQ.

Lucineide destacou ainda que para garantir maiores e melhores direitos a trabalhadores e trabalhadoras é necessário investir efetivamente na construção de processos negociais permanentes; na organização sindical dos trabalhadores nos locais de trabalho e na organização de Redes Sindicais de Trabalhadores de empresas multinacionais.

"É necessário entendermos na prática que a classe trabalhadora é composta por homens, mulheres e jovens que lutam ombro a ombro contra o capitalismo e em defesa dos direitos imediatos e históricos da classe trabalhadora", concluiu.

A Conferência Mundial sobre Produtos Químicos e Farmacêuticos da IndustriALL Global Union teve início na quarta-feira, 6 de maio, e continua seus trabalhos neste dia 7, na cidade de Hanover, na Alemanha.

Além de Lucineide, participa da Conferência o secretário de administração da CNQ-CUT, Sergio Novais, também membro da direção da IndustriALL Global Unión