Voltar

Eleição dos Químicos do ABC tem Chapa Única

07 de Março de 2023

Sindical

Construção é resultado do modelo sindical combativo cutista; Raimundo Suzart deixa a presidência, mas segue na direção; chapa é encabeçada por José Evandro


A partir desta quarta-feira, dia 8 de março, até a sexta, dia 10, trabalhadores e trabalhadoras da categoria química da região vão às urnas para eleger a nova direção do Sindicato dos Químicos do ABC. Atual coordenador da Regional Diadema, José Evandro Alves da Silva é o candidato a presidente da Chapa Única que dará sequência ao trabalho combativo, de luta e cidadão, liderado pelo companheiro Raimundo Suzart nos últimos oito anos, e que teve início em 1982, na primeira gestão cutista da entidade.

Tod@s @s associad@s quites com as obrigações estatutárias devem votar. Confira os locais e horários de votação!

 

A Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT) apoia a chapa, denominada “Democracia, Resistência e Luta”.

 

“Em um momento que pede unidade, os Químicos do ABC reforçam seu compromisso histórico com a democracia e com a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores. Essa construção é resultado do excelente trabalho da atual direção e do companheiro Raimundo Suzart, e aponta para a sequência desse projeto, sob a liderança do companheiro Evandro, em uma conjuntura mais favorável, mas que trará novos desafios, nos quais a categoria e o Polo do ABC deverão ter forte relevância”, avalia o presidente Geralcino Teixeira.

 

Raimundo, que segue na direção após duas gestões de quatro anos à frente da presidência, destaca que o principal legado do último período foi ter mantido os direitos sociais e econômicos da categoria, em um ciclo de avanço das políticas neoliberais, que atacaram a organização sindical.

 

“Quando não conseguimos aumento real, tivemos pelo menos a reposição da inflação oficial, muito em razão da organização unificada, da mobilização permanente e da vocação para a luta. Vamos continuar resistindo. Nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) acaba de completar 40 anos de vigência e é considerada uma das melhores do Brasil. Nenhum direito caiu do céu ou foi um presente dos patrões. São conquistas dos associados que pagam a contribuição sindical e nos permitem construir uma entidade forte”, afirma o presidente.

 

Suzart explica que, após cumprir dois mandatos à frente dos Químicos do ABC, entende ser importante que novas lideranças ocupem os espaços para fortalecer e perpetuar o trabalho.

 

 “Vamos continuar lutando para manter ass conquistas e direitos históricos de toda a categoria. Este é o compromisso de classe dos integrantes da Chapa 1 - Democracia, Resistência e Luta”, aponta José Evandro.