Voltar

Eleições no Brasil: Dirigentes da IndustriALL Global Union anunciam mobilização internacional pela democracia

28 de Abril de 2022

Mundo

Estiveram no País Kemal Ozkan, Secretário-Geral Adjunto, e Marino Vani, Secretário Regional da organização que representa 51 milhões de trabalhador@s

Dirigentes sindicais recebem representantes da IndustriALL Global Union

O Ramo Químico da CUT participou, nesta semana, de atividades com representantes da IndustriALL Global Union, que estiveram no Brasil para discutir pautas da agenda de articulação e solidariedade da classe trabalhadora no mundo, com foco nas eleições presidenciais de 2022. O sindicato global tem como vice-presidenta para a América Latina e Caribe a companheira Lu Varjão, Secretária de Relações Internacionais da CNQ.

Participaram das atividades o Secretário-Geral Adjunto da IndustriALL, Kemal Ozkan, e o Secretário Regional, Marino Vani.

“Foi uma visita bastante importante porque precisamos dialogar com o mundo sobre formas de superarmos esse momento que o Brasil passa, marcado pela desindustrialização, e suas consequências mais dramáticas, que são o desemprego e a insegurança alimentar”, avalia Lu Varjão.

Lu Varjão e Kemal Ozkan | Foto: Jordana Mercado

Discutindo a construção do rompimento com este cenário crítico, Kemal Ozkan reforçou que as eleições presidenciais de outubro são importantes, não apenas para o futuro do País, mas para todo o mundo.

“O mundo precisa de um Brasil democrático e com o olhar voltado para a dimensão social da economia. Estamos mobilizando a solidariedade sindical para cooperar nesse sentido, desenvolvendo um projeto para a comunicação com a classe trabalhadora daqui. Vamos trazer uma delegação internacional, com a mensagem pela eleição do presidente Lula”, assegurou o Secretário-Geral Adjunto da IndustriALL Global Union.

Kemal Ozkan | Foto: Jordana Mercado

Os dirigentes também dialogaram sobre a necessidade do fortalecimento das bancadas parlamentares alinhadas com o projeto de retomada do desenvolvimento industrial, articulado com a expansão do emprego, da renda e dos direitos. Dos 513 deputados federais do Congresso Nacional, apenas 40 se declaram representantes da classe trabalhadora.

No Brasil, são afiliadas ao sindicato global as organizações sindicais dos ramos químico, metalúrgico e do vestuário, da CUT e da Força Sindical.

Durante a passagem dos companheiros Kemal e Marino, foram realizadas reuniões do Comitê Executivo da organização no Brasil, com as centrais sindicais e com a direção da IndustriALL Brasil.

Na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, os dirigentes também se encontraram com representantes de organizações internacionais parceiras do movimento sindical: Friedrich Ebert Stiftung (FES), Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB) e United Auto Workers (UAW).

Foto: Jordana Mercado

Foto: Jordana Mercado

Foto: Jordana Mercado

Foto: Jordana Mercado