Voltar

Encontro com Mulheres Sindicalistas debate os desafios para a autonomia econômica das mulheres

25 de Abril de 2014

Mulheres

CNQ esteve presente ao evento, realizado no dia 23 de abril, em Brasília A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República...

encontro mulheresCNQ esteve presente ao evento, realizado no dia 23 de abril, em Brasília

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) promoveu nesta quarta-feira (23/04), em Brasília, o Encontro com Mulheres Sindicalistas ‘Diálogos sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres’. O ramo química da CUT esteve representando pela presidenta Lú Varjão, que acompanhou os trabalhos.

A programação do encontro teve início com o painel “Situação Atual das Mulheres no Mundo do Trabalho e Principais Desafios”, com a participação da economista, ex-assessora da CNQ e atualmente pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit), Marilane Teixeira.

Na parte da tarde, foi apresentado o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM, para em seguida serem debatidas questões relacionadas a creches e à licença-maternidade de 180 dias. Outro assunto abordado no Encontro foi o projeto de lei 6653/2009, que cria mecanismos para garantir a igualdade entre mulheres e homens, para coibir práticas discriminatórias nas relações de trabalho urbano e rural, bem como no âmbito dos entes de direito público externo, das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), abordou a importância do papel da mulher no mundo do trabalho, estimulando as presentes a se mobilizarem pela regulamentação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores domésticos, que está em pauta na Câmara dos Deputados.

Segundo Menicucci, é preciso fortalecer a atuação das parlamentares para que essa regulamentação avance. “Essa é uma questão fundamental para nós e tem que regulamentar até 1º de maio”, destacou. “A aprovação da PEC das Domésticas há um ano foi um dos maiores avanços. Ponto determinante para acabar com a exploração do trabalho doméstico. A regulamentação é uma questão de honra para nós”, argumentou.

Durante o diálogo com as sindicalistas de todas as regiões do país, Menicucci frisou a importância da mulher no processo de desenvolvimento econômico do país com inclusão social. Para a ministra, o momento atual do Brasil, às vésperas de uma Copa do Mundo, é relevante para evidenciar os benefícios que o mundial trará para a população. “Nós vivemos hoje uma situação especial. Será a Copa das Copas. Não existe Copa na qual os benefícios sejam somente para os jogos. São para sempre. Os estádios estão com agenda até 2017, e não é só para shows. É para os mais diferentes tipos de eventos”, afirmou.

encontro mulheres 2A ministra citou o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Trabalho Decente, no âmbito do governo federal, com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Entre as ações que buscam incentivar o trabalho decente, com dignidade, está a contratação de catadores e catadoras de lixo para trabalhar na Copa.