Voltar

FETQUIM articula com parlamentar desenvolvimento de políticas para a Indústria Química e Farmacêutica

19 de Outubro de 2021

Sindical

Encontro contou com a participação do deputado federal Alexandre Padilha e do estadual Luiz Fernando, coordenador de frente criada na ALESP

A FETQUIM promoveu, no dia 18 de outubro, encontro com o objetivo de fortalecer a articulação do movimento sindical com o parlamento, focada na atenção à indústria nacional dos Setores Químico e Farmacêutico.

Filiada à CNQ/CUT, a federação recebeu, em sua sede, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, e o deputado estadual Luiz Fernando (SP), que coordenará a Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Farmacêutica, recentemente criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Coordenador político da FETQUIM, o companheiro Airton Cano destacou a necessidade da ação integrada por parte das organizações sindicais dos setores envolvidos, a fim de que defendam os interesses da classe trabalhadora do ramo químico. A Fequimfar/Força Sindical foi representada no encontro pelo dirigente Edson Bicalho.

Com condições favoráveis ao desenvolvimento da indústria, amplia-se a oferta de postos de trabalho. Daniel Calazans, secretário-geral da CUT/SP, trouxe elementos importantes sobre o posicionamento a ser adotado por trabalhadoras e trabalhadores frente a conjuntura de ataques aos direitos.

Frente e CEIS

A Frente Parlamentar coordenada pelo parlamentar Luiz Fernando tem o objetivo de mediar o diálogo junto ao poder público e ao setor privado acerca da tributação dos medicamentos, a permanência das indústrias e a defesa de milhares de empregos em São Paulo.

"Nossa intenção é que os pacientes paguem menos pelos remédios e tenham acesso mais fácil. Hoje o estado de São Paulo incide sobre os remédios uma tributação muito superior à de quase todos os estados no país, e se tornou ainda mais caro para a população, bem como a fuga da Indústria Farmacêutica para outros estados da federação", observou o deputado estadual.

Alexandre Padilha, por sua vez, retomou a discussão do ramo químico nacional. Reforçou que o Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), em Brasília, é um projeto a ser adotado pelas entidades da química e farmacêutica pelo país, de modo a viabilizar o acesso à saúde a toda a população brasileira.

Pandemia

No encontro, exemplares do livro “Agonia e sofrimento dos trabalhadores contaminados pela Covid-19", do pesquisador Remígio Todeschini, foram entregues aos deputados. Com depoimentos de trabalhadoras/es que contraíram a covid-19, o estudo faz um apanhado dos efeitos da doença na classe trabalhadora.