Voltar

FETRAQUIM: Nova Direção toma posse e unidade fortalece organização do Ramo Químico no Rio de Janeiro

05 de Setembro de 2022

Sindical

Composição e retomada são resultados de construção política iniciada em 2021 com participação da CNQ-CUT

Ao microfone, o presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira, durante a Solenidade de Posse da Nova Direção da FETRAQUIM-RJ, ao lado do presidente Jorge Pinho

Com integrantes que acumulam experiência e legado no movimento sindical e membros que chegam para somar a partir de novos paradigmas, a Federação dos/as Trabalhadores/as das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Rio de Janeiro (FETRAQUIM) renovou sua direção, empossada com o propósito de aproximar e articular os sindicatos e contribuir com propostas para a reestruturação do Ramo Químico em região geograficamente estratégia para o processo de reindustrialização pelo qual necessariamente passa o projeto político de reconstrução do Brasil.

Dirigente do QUIMSULF, o companheiro Jorge Pinho assumiu a Presidência da Federação, posto ocupado, nos últimos anos, pelo vice-presidente da CNQ e dirigente do TRAQUIMFAR, Aurélio Antônio de Medeiros – referência para a organização das trabalhadoras e dos trabalhadores químic@s e que, agora, é responsável pela Tesouraria da entidade. 

Secretário Regional Sudeste II (RJ/ES) na CNQ, Roberto Carlos Carnavos – o companheiro Betinho – foi eleito Secretário-Geral da FETRAQUIM. Veja abaixo a Chapa Completa da Gestão 2022-2026.

“Essa composição é muito importante para fortalecermos a luta dos trabalhadores no Rio, mas também, a luta política para recuperarmos os estragos do desmonte da política industrial que afetou o Brasil e, de forma mais acentuada, o Estado. A nova direção é fruto de uma articulação que teve seu marco-zero em uma agenda no Sindquímica Belford Roxo, em novembro do ano passado, que contou com a participação do companheiro Aurélio, da CUT Rio, da FUP, diversos sindicatos e gente como organização do Ramo Nacional. A unidade é a palavra-chave dessa nova fase da FETRAQUIM”, avalia o presidente da CNQ, companheiro Geralcino Teixeira – que esteve na solenidade de posse. A atividade foi prestigiada ainda pela presidenta em exercício da CUT Rio, companheira Duda Quiroga; pelo companheiro Marcelinho, da Direção da CUT Nacional; pelo presidente da FETQUIM-SP, companheiro Airton Cano; e pelo Secretário de Organização e Política Sindical da CNQ, José Deves Santos da Silva.

Registro da atividade que, em 2021, deu início à construção política para a nova fase da FETRAQUIM-RJ

Novos filiados

A articulação resultou ainda no compromisso político de filiação de dois novos sindicatos à Federação Cutista do Rio de Janeiro: o Sindiquímica Nova Iguaçu e o da Perfumaria do Rio de Janeiro - este ainda em processo de formalização dos trâmites legais.

A Federação foi fundada em 1948 e congrega as categorias dos Químicos, Farmacêuticos, Papeleiros, Vidreiros e Petroleiros.

Prioridades

Novo presidente da FETRAQUIM, Jorge Pinho destaca os principais pilares de atuação da nova direção: fortalecer os vínculos com os sindicatos, em atividades de escuta-ativa para o diagnóstico dos principais desafios de cada uma das entidades filiadas; apostar em ferramentas de comunicação para potencializar a organização de trabalhadoras e trabalhadores; e estruturar o setor jurídico da entidade.

Diretor Jurídico da Federação e presidente do Sindiquímica Belford Roxo, Cecil Patriota destaca que outro passo importante está na retomada do funcionamento administrativo diário da organização sindical.

“Passamos por um período bastante difícil, desde a aprovação da Reforma Trabalhista, que afetou, sobretudo, as federações, confederações e centrais. Agora, todo esse processo de reconstrução, com a participação ativa e fundamental do companheiro Aurélio, e a chegada de novas lideranças, como o companheiro Sandoval Marques [Sindiquímica Nova Iguaçu], estamos mais fortes para a retomada, que coincide com momento decisivo da conjuntura política para o Rio e para o Brasil”, avalia Cecil.

Posse da Nova Direção da FETRAQUIM-RJ, no dia 31 de agosto de 2022

 

DIREÇÃO FETRAQUIM-RJ | GESTÃO 2022-2026

Diretoria Efetiva

Presidente - Jorge Alves Pinho (Resende)

Vice-Presidente - Washington Pereira da Silva (Traquimfar)

Tesoureiro - Aurékio Antonio de Medeiros (Traquimfar)

Diretor Financeiro: Luiz Henrique Araújo do Nascimento (Niterói)

Secretário-Geral: Roberto Carlos Carnovos (Belford Roxo)

Diretor de Relações Sindicais: Sandoval Marques Rodrigues Silva (Nova Iguaçu)

Diretor de Relações Jurídicas: Cecil Emilio Figueiredo Patriota (Belford Roxo)

Diretor de Relações Previdenciárias: Luciano José da Silva (Vidreiros)

Diretor de Relações Internacionais: Vagner Anselmo de Albuquerque (Vidreiros)

Diretor de Imprensa e Divulgação: Nelson Farias Junior (Petroquímico Caxias)

Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Luiz Onofre dos Santos Junior (Petroquímico Caxias)

Diretora Feminina: Elisabete de Brito (Traquimfar)

 

Diretoria Suplente

Caros Antonio Ribeiro Rodrigues (Campos)

Charles Soares Rosado Ferreira (Niterói)

Manuel Nelson dos Santos Filho (Nova Iguaçu)

Osvaldo Silva (Resende)

Luiz Antonio de Souza (Nova Iguaçu)

Alzeir Soares Mendes (Traquimfar)

Conselho Fiscal Efetivo

Antonio Vieira Nunes Filho (Traquimfar)

Marcelo Person Puglia (Petroquímico Caxias)

Sebastião Luiz de FRança Neto (Traquimfar)

Conselho Fiscal Suplente

José Carlos Kopke Leitão (Três Rios)

Pedro Lopes (Três Rios)

Luciano Leite Santos (Petroleiro Caxias)

Delegação Confederativa Efetiva

Aurélio Antonio de Medereiros (Traquimfar)

Edalton Correia Rangel (Campos)

Delegação Confederativa Suplente

Quelle Garcia Olimpio (Belford Roxo)

Elisabete de Brito (Traquimfar)

Clique para visualizar a relação de sindicatos filiados