Voltar

FITEM elege a sua primeira diretoria

10 de Novembro de 2015

Minérios

Por Wladimir D"Andrade

A recém-criada Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração Mineral do Brasil (FITEM) elegeu nesta terça-feira a sua primeira diretoria, que será presidida por Mailson Gonçalves Souza, atualmente presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região, na Bahia. A chapa foi eleita por aclamação durante o I Congresso da FITEM, tendo em vista que ela foi a única inscrita na disputa. Os dirigentes tomarão posse para um mandato de três anos nesta quarta-feira, durante a VI Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), que acontece no município de Cabreúva-SP.

O presidente eleito destacou o momento histórico para o movimento sindical e disse que a criação da FITEM – e a eleição da sua primeira diretoria – vai fortalecer as mobilizações do setor, o apoio político e jurídico e as negociações em prol dos trabalhadores da mineração. “A federação vai repercutir para toda a classe trabalhadora, com uma presença mais efetiva de apoio a sindicatos do ramo ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT)”, disse.

O presidente eleito afirmou que vai visitar todas as bases representadas pela federação como primeira ação do seu governo. A diretoria também montará um planejamento estratégico para o mandato. Entre as prioridades está a criação de cursos de formação político-sindical. “O capital vai olhar para a gente com mais respeito e cuidado nos assuntos de interesse da classe”, afirmou Souza, que começou no movimento sindical em 2004, como suplente da diretoria do sindicato no qual preside atualmente.

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, disse, durante o encontro, que a federação deve iniciar a sua história com a união da categoria com o objetivo de fortalecer os trabalhadores nas suas reivindicações. “Diante dessa conjuntura político-econômica, temos mais do que nunca estar unidos”, afirmou. “Precisamos construir ações e políticas para os trabalhadores da mineração. Temos que fazer a diferença”, disse Lucineide.

A FITEM é a quarta federação a se juntar à CNQ – já fazem parte a Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Rio de Janeiro. A nova representação dos trabalhadores da mineração nasce com sete sindicatos filiados.

Pesar – Durante o 1.o Congresso da FITEM, os representantes do sindicato prestaram homenagem às vítimas do rompimento da barragem da empresa Samarco em Mariana-MG com um minuto de silêncio. A federação também aprovou uma nota de repúdio à tragédia e de solidariedade às famílias dos trabalhadores que perderam suas vidas e às comunidades atingidas pela lama (veja abaixo).

Confira a chapa que vai dirigir a FITEM até 2018:

Presidente: Mailson Gonçalves Souza (SINDIMINA/Serrinha e Região)

Vice-Presidente: Jorge Luiz Campos (SINDIMINA/RJ)

Secretário-Geral: Germinaldo da Silva Oliveira (Sindicatos dos Mineiros de Jacobina e Região)

Tesoureiro: José Luismar de Sousa (SINDIMINA/ SE, PE, AL E PI)

Secretária de Organização e Política Sindical: Valdeli Guimarães (STIEMNFOPA/ Porto Trombetas)

Secretário de Imprensa e Comunicação: Valciraldo Vasconcelos da Glória (SINTIEBEM/AM)

Secretário de Assuntos Jurídicos: Jair Cohen Paranatinga (STIEMNFOPA/ Porto Trombetas)

Secretário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente: Álvaro Luiz da Silva Alves (SINDIMINA/ SE, PE, AL E PI)

Secretário de Assuntos Previdenciários: Rosival Ferreira Araújo (STIE – Mineiros)

Secretário de Formação Sindical: Hélio José da Luz (SINDIMINA/RJ)

Diretores da Executiva:

Maria Lúcia Pereira de Brito (SINTIEBEM/AM)

Kleber Lima Ferreira (SINDIMINA/Serrinha e Região)

Francisco Costa Lima (SINDIMINA/RJ)

Membros do Conselho Fiscal – Efetivos:

Anderson da Silva Ferreira (STIEMNFOPA/Porto Trombetas)

Domingos Sávio Rosa Cruz (SINDIMINA/SE, PE, AL E PI)

Joval Ferreira Rios (Sindicatos dos Mineiros de Jacobina e Região)

Iran da Cunha Santos (SINDIMINA/RJ)

Membro do Conselho Fiscal – Suplente:

José Paulino de Brito Filho (SINTIEBEM/AM)

 

Nota de repúdio à tragédia e apoio às famílias de trabalhadores atingidos em Mariana-MG

Nós, trabalhadores do setor de mineração reunidos no I Congresso da recém-criada Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração Mineral do Brasil (FITEM), lamentamos profundamente a tragédia ocorrida em Mariana-MG, no distrito de Bento Rodrigues e adjacências. Manifestamos nosso profundo pesar pelos trabalhadores que perderam suas vidas e prestamos solidariedade às famílias das vítimas e comunidades atingidas.

Vemos o fato com grande preocupação. Desta forma, acompanhamos o caso de perto e defendemos uma ampla investigação sobre as causas da tragédia para que os responsáveis sejam punidos ao rigor da lei.

Exigimos que governos federal, estaduais e municipais e Ministério Público tomem todas as providências para que um novo episódio não aconteça no futuro.

Cabreúva, 10 de novembro de 2015