Voltar

Foi bonita a festa: atos em defesa da democracia marcam o dia 20 em mais de 30 cidades

21 de Agosto de 2015

Brasil

Lideranças da CNQ participaram dos diversos atos, que defendiam também a Petrobras e protestaram contra o ajuste fiscal e a pauta conservadora do congresso

Trabalhadores mobilizados em defesa da democracia, da liberdade e por direitos tomaram as ruas de pelo menos 31 cidades em todo o país nesta quinta-feira, 20 de agosto. Mais de 30 organizações sociais passaram por cima das diferenças políticas e se uniram em manifestações contra o golpe, pela democracia e em protesto à pauta conservadora do Congresso Nacional que quer liberar a terceirização, reduzir a maioridade penal, criminalizar as lideranças e os movimentos sociais; tirar o pré-sal do povo brasileiro etc. Não foram poucos os cartazes e couros pedindo a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.

“O símbolo dessa marcha é a resistência. Só assim que a gente vai conseguir superar a tentativa de golpe que o pessoal da direita está tentando. Esse é o primeiro recado que os petroleiros vieram dar. O outro é para o Congresso, principalmente o Senado, onde tem um projeto de lei do José Serra (PSDB-SP), que quer tirar o pré-sal do povo brasileiro para entregar às multinacionais. Queremos que os parlamentares saibam que estaremos aqui e no Congresso em defesa da Petrobras, de democracia e contra qualquer atitude golpista”, pontuou o secretário-geral da CNQ e membro da direção do Sindipetro-SP, Itamar Sanches, à reportagem da CUT-SP.

Contra o golpe e o Ajuste Fiscal que penaliza o trabalhador

“Hoje, encerramos o terceiro turno e voltamos a pensar no Brasil, buscando um entendimento nacional que propicie um desenvolvimento com distribuição de renda”, afirmou Vagner Freitas, presidente nacional da CUT, no ato na capital paulista. “Esperamos que o ajuste fiscal não seja uma política de governo. Precisamos mudar essa política econômica do País, os ricos que devem pagar a conta, as grandes fortunas precisam ser taxadas, o trabalhador não pode seguir pagando a conta dessa crise política fabricada”, defendeu Vagner.

No mesmo ato, o coordenador do MST, João Paulo Rodrigues, também manifestou a sensação de que “o golpe ficou no passado”: “Não há mais espaço para se reivindicar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O que essas milhares de pessoas devem fazer, daqui pra frente, é disputar esse governo e puxar ele para a esquerda, porque isso ainda não temos garantias de que a presidenta fará”.

A reportagem da Rede Brasil Atual traz imagens de algumas das principais manifestações pelo Brasil. Confira no link ou abaixo:  

Aracaju: passeata convocada pela Frente Sergipana Popular começou por volta das 16h15, reunindo cerca de 30 entidades. Manifestantes concentrados na praça General Valadão seguiram em caminhada até o Distrito Industrial.

As ruas de Curitiba receberam cerca de 5 mil manifestantes. O estado que recentemente viu a opressão de perto em passeata dos professores hoje se manifesta pela democracia e contra o ódio.

Em Natal, os manifestantes enfatizaram a defesa da Petrobrás e da soberania nacional em ato pela democracia.

Em Brasília, manifestantes mostraram insatisfação com liderança de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados.

Em Recife, cerca de 5 mil manifestantes se reuniram na Praça Derby. Moradores de prédios estenderam bandeiras nas janelas.

Em Salvador, os manifestantes se concentraram na Praça Castro Alves.

 

Em Belo Horizonte, a Praça Sete de Setembro reuniu estudantes secundaristas e universitários, professores, sem-terras, negros, mulheres, jovens.