Voltar

Formaquim

12 de Dezembro de 2011

Geral

O programa de formação política e sindical da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), o Formaquim, foi criado em 2001. Em mais de uma...

O programa de formação política e sindical da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), o Formaquim, foi criado em 2001. Em mais de uma década, ele já formou centenas de alunos e alunas, entre dirigentes sindicais, militantes de Cipa, de comissões de fábrica, delegados sindicais e outros.  Boa parte desses alunos veio, posteriormente, a ingressar nas fileiras das direções sindicais, integrar comissões de negociação, como PLR, SUR, etc. A CNQ-CUT e seus parceiros procuram dar todas as condições necessárias para que os trabalhadores e trabalhadoras realizem esses cursos, fornecendo infraestrutura, como creches para crianças até dez anos de idade, filhas dos cursistas; além de todo o suporte necessário para garantir a participação e o bom aproveitamento dos alunos. Os cursos são realizados na Região Sudeste, no estado de São Paulo, e também nas demais regiões de representação da Confederação.  

Como são os cursos

Os cursos do Formaquim são compostos por módulos, realizados nos finais de semana. Possuem uma coordenação, integrada por dirigentes dos sindicatos participantes. A coordenação analisa a grade curricular, estabelece objetivos e prepara as aplicações das aulas, ministradas por uma equipe de formadores. Os sindicatos podem ainda indicar formadores voluntários. Os cursos são realizados simultaneamente, de modo a gerar um clima de integração e de troca de experiências entre os alunos.

A CNQ-CUT desenvolveu, até o momento, cinco cursos básicos do Formaquim. São eles: Formaquim Regional, FormaquiMulher, Formaquim Negociação Coletiva, Formaquim Saúde e Formaquim Juventude.

Formaquim Regional: analisa questões relativas ao movimento sindical, abordando a história do movimento operário, a criação da CUT, o ramo químico e a cadeia produtiva, organização no local de trabalho, entre outros temas. Ele tem como objetivo principal preparar a militância para a ação sindical.

FormaquiMulher: aborda o papel da mulher na sociedade, a relação entre mulher e o poder, além de questões específicas sobre saúde e sexualidade da mulher, divisão sexual do trabalho e a construção social de gênero, etc.

Formaquim Negociação Coletiva: introduz o debate desse importante tema para o movimento sindical, apresentando noções de planejamento, tática e estratégia das negociações, perfil do negociador, argumentos necessários para quem participa de uma mesa de negociação, além de negociações simuladas sobre temas que estão na ordem do dia, como OLT, saúde, PLR, campanhas salariais.

Formaquim Saúde: é um projeto cujo objetivo é o de debater temas específicos da área de saúde e segurança no trabalho, dando destaque a formas de atuação nos órgãos específicos de representação dos trabalhadores, tais como, Cipas, Sistema Único de Representação, Organização no Local de Trabalho, etc. O curso aborda também os aspectos das diversas Normas Regulamentadoras, informações técnicas relativas à segurança, etc.

O Formaquim Juventude: teve sua primeira edição no ano de 2009. Ele tem como objetivo discutir a realidade do jovem trabalhador e trabalhadora do ramo químico, tendo como ponto de partida a ampla pesquisa sobre a juventude do ramo, que foi realizada em 2008, com o objetivo de traçar um panorama do jovem trabalhador e trabalhadora do ramo, seus anseios, expectativas e visão de mundo.

O Formaquim é considerado uma das experiências mais bem sucedidas na área de formação sindical, sendo modelo para outras confederações e entidades sindicais, graças à sua capacidade de despertar a consciência política e trazer para a ação prática militantes de base, sob a perspectiva transformadora da sociedade.