Voltar

Fundacentro: instituição pioneira em prevenção de acidentes no trabalho comemora 50 anos

12 de Outubro de 2016

Saúde e Segurança

Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho

A Fundacentro, instituição pioneira na prevenção dos acidentes de trabalho, vinculada ao ministério do Trabalho e criada em 1966, celebra, no dia 21 de outubro, 50 anos de existência.

Concebida em plena ditadura militar, a entidade foi criada com o objetivo de minimizar os altos acidentes de trabalho que marcavam notadamente as décadas de 1950 e 1960. No início da década de 60, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estuda as condições de segurança, saúde e higiene do trabalho no Brasil, culminando na criação da entidade em 1966.

Desde então, suas pesquisas e inúmeras contribuições para a redução e prevenção dos acidentes nos diversos segmentos do trabalho colocam a Fundacentro como instituição pioneira na área da prevenção dos acidentes do trabalho.

Até meados de 1986, era a Fundacentro a instituição responsável por formar profissionais nos cursos de Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho. Sua atuação permite contribuir na elaboração de políticas públicas na área de segurança e saúde no trabalho, bem como na normatização que assegure aos trabalhadores a prevenção dos acidentes de trabalho.

Reconhecida por organizações internacionais, a Fundacentro é Centro Colaborador da OPAS/OMS e parceira da Organização Internacional do Trabalho.

Sua atuação na eliminação da silicose, doença causada pelo pó da sílica, elaboração de cartilhas educativas e voltadas ao trabalhador, participação da elaboração do Acordo Coletivo sobre o Benzeno, atuação nas Comissões Tripartites junto aos ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde, no sentido de colaborar para a construção das normas regulamentadoras, como, por exemplo, a NR-12 sobre máquinas e equipamentos, voltada a reduzir os acidentes e mutilações com máquinas, são apenas alguns dos exemplos de atuação da Fundacentro. Para conhecer melhor os programas, projetos e ações da Fundacentro  acesse o Informe de Gestão 2015.

Em cinco décadas de difusão de conhecimentos, a Fundacentro produz ainda a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (periódico científico) e coordena o Programa de Mestrado Acadêmico com foco em segurança e saúde do trabalhador, oferecido a países da América Latina e de Língua Portuguesa.

Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho

Mote utilizado para a comemoração, “Meio Século de Segurança e Saúde no Trabalho” é o slogan do encontro que acontece no dia 21. Nessa data, estarão reunidos pesquisadores, técnicos, servidores ativos e aposentados, professores colaboradores, parlamentares e demais classes, em um evento que irá destacar a importância da Fundacentro no cenário prevencionista.

A programação do dia 21 de outubro de 2016, na sede da Fundacentro, em São Paulo, terá início às 9h30.

Informações e inscrições para o evento dos 50 anos poderão ser obtidas junto ao Setor de Eventos da Fundacentro em SP, pelos telefones (11) 3066.6323/6116/6251, ou pelo site em inscrições.

História registrada em livro

Um momento aguardado pelos servidores da Fundacentro será a apresentação do Livro Comemorativo dos 50 anos que será lançado em um primeiro momento na versão digital.

Dividido em 3 capítulos o livro-reportagem - que terá por volta de 150 páginas - utiliza uma narrativa dos 50 anos ressaltando alguns pontos reforçados pelos depoimentos dos entrevistados. Foram mais de 40 entrevistas com servidores ativos e aposentados e especialistas da área de SST.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Fundacentro.

Imagem - crédito: Reprodução.