Voltar

FUP e Sindipetro-NF conquistam liminar que garante participação de petroleira demitida na eleição para o CA da Transpetro

17 de Maio de 2012

Filiados

Enquanto os sindicatos dissidentes continuam calados em relação à proposta da FUP de renúncia coletiva dos trabalhadores que disputam a vaga no...

Enquanto os sindicatos dissidentes continuam calados em relação à proposta da FUP de renúncia coletiva dos trabalhadores que disputam a vaga no Conselho de Administração da Transpetro, a Federação segue na luta para fazer valer os direitos da petroleira Ana Paula Aramuni, técnica química do Terminal de Cabiúnas (Tecab), que foi arbitrariamente demitida, após ter se inscrito para a eleição do Conselho.

 

Em liminar conquistada pela assessoria jurídica da FUP e do Sindipetro-NF, garantimos à trabalhadora o direito de participar da eleição, que começa no sábado, dia 19.

 

A liminar foi obtida na manhã desta quinta (17) e determina que a Transpetro mantenha a candidatura de Ana Paula. A decisão é provisória e foi tomada pelo juiz André Correa Figueira, da 1ª Vara do Trabalho de Macaé. Foi marcada audiência para o dia 29 de maio de 2012.

 

A FUP continua aguardando o agendamento de uma reunião com o presidente da Transpetro para cobrar a readmissão da petroleira, conforme já foi discutido com o RH da subsidiária, em reunião na última segunda-feira, 14, quando a Federação e o Sindipetro-NF deixaram claro que a demissão é arbitrária, pois tem motivações políticas, e, além disso, configura-se em ataque ao processo eleitoral para a primeira representação dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa.

 

Em protesto contra a ação arbitrária da Transpetro, a FUP propôs que todos os sindicatos do país que apóiam trabalhadores à vaga do CA defendam a renúncia dessas candidaturas. O candidato do Tecab ao CA, Cláudio Rodrigues Nunes, apoiado pela FUP e pelo Sindipetro-NF, foi o primeiro a renunciar à eleição. Já o PSTU/FNP e o Sindipetro-RJ, que apoiavam publicamente Ana Paula para o Conselho da Transpetro, em vez de somarem-se à FUP em um movimento nacional de repúdio à arbitrariedade da empresa, não titubearam em buscar às pressas um outro militante do Tecab para a vaga do CA. A inscrição do representante dos sindicatos dissidentes foi feita de última hora, logo após o candidato apoiado pela FUP e pelo Sindipetro-NF ter aberto mão de sua candidatura.