Voltar

CUT completa 36 anos, mas há 38 anos os trabalhadores já se articulavam

28 de Agosto de 2019

Sindical

Relembre a história da CUT

Como enfrentamento direto à ditadura militar, na luta pela democracia do país, liberdade sindical, por melhores salários e contra a repressão aos trabalhadores, há 38 anos os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país davam os primeiros passos para a criação da maior central sindical do país.
 
A CUT foi criada oficialmente em 28 de agosto de 1983 por isso há os que consideram que a entidade possua 36 anos. Porém, dois anos antes, ocorreu a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat,  na colônia de férias do Sindicato dos Têxteis na Praia Grande, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981). Ela foi o pontapé para a criação da central. Por isso que muitos consideram que a CUT esteja fazendo 38 anos.
 
Agora, numa conjuntura parecida com a de 1981, 38 anos depois, a CUT voltará a Praia Grande para o 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre”, entre os dias 7 e 10 de outubro, com o mote “Sindicatos Fortes = direitos, soberania e democracia”.
 
O Congresso que tem como objetivo intensificar e aprofundar o debate, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro, também vai eleger a direção para o período de 2019 a 2023.
 
1º Conclat
 
Mais de cinco mil delegados e delegadas, representando 1.091 entidades sindicais de todo o Brasil, participaram da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que aconteceu na colônia de férias do Sindicato dos Têxteis na Praia Grande, em São Paulo, em 1981.
 
Considerado o maior encontro de militantes sindicais realizado no país, até então, a Conferência, foi a primeira reunião ampla de categorias diversas desde o golpe de 1964. Também estiveram presentes centenas de apoiadores e importantes delegações internacionais vindas de várias partes do mundo.
 
No último dia do encontro, no dia 23 de agosto, foi eleita a Comissão Nacional Pró Central Única dos Trabalhadores (Pró-CUT), com 56 membros, sendo 24 representantes de entidades rurais. Foi o primeiro passo para que, dois anos depois [28 de agosto de 1983], surgisse a maior entidade de representação das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, da cidade e do campo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
 
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
 
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.