Voltar

I Encontro Nacional das Petroleiras Fupistas tem participação da presidenta da Petrobras

07 de Abril de 2013

Geral

    CNQ também prestigia o evento no Rio de Janeiro                   O I Encontro Nacional das Petroleiras Fupistas, que...

mulheres-petroleiras

 

 

CNQ também prestigia o evento

no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O I Encontro Nacional das Petroleiras Fupistas, que reuniu no Rio de Janeiro trabalhadoras das diversas bases da FUP, discutiu uma série de questões relacionadas à organização e ao empoderamento da mulher, bem como a construção de uma plataforma específica de lutas e reivindicações.
A abertura do evento contou com a participação do coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, e da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, a primeira mulher a comandar uma das maiores empresas de petróleo do mundo onde, no entanto, apenas 6% dos cargos de liderança são ocupados por trabalhadoras, sendo que menos de 2% delas têm autonomia de decisão. Compuseram também a mesa de abertura algumas das mulheres que têm protagonizado a luta pelo empoderamento feminino nas organizações sindicais e na sociedade de uma forma geral: a Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva; a Secretária de Gênero da CNQ, Rosemeire Theodoro; a Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Raimunda Gomes, e a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RJ, Virgínia Berriel.

Organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, em conjunto com a FUP e seus sindicatos, o Encontro teve como tema “Lugar de mulher é onde ela quiser! E ela quer estar em todos os lugares!” . No sábado, dia 6, houve duas mesas de debates com as temáticas “As mulheres no mundo do trabalho, público e privado” e “Assédios sexual, moral e violência contra as mulheres nos ambientes de trabalho e na sociedade”, que tiveram participação das dirigentes da CUT, CTB, CNQ e CUT-RJ, além da juíza titular da 22ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Cláudia Regina Reina Pinheiro; da diretora da Mulher da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros do Rio de Janeiro (Fisenge), Simone Baia, e da advogada Tirza Coelho de Souza, especialista em Direito do Trabalho.
O evento prosseguiu até domingo, dia 7, quando foram aprovadas questões específicas relacionadas ao ambiente de trabalho das petroleiras, que serão debatidas pela categoria na IV Plenafup. O Encontro também definiu as bandeiras e eixos de luta do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, cujo estatuto e composição foram definidos na plenária final do evento.

banner internet