Voltar

IndustriALL avança no trabalho de gênero na América Latina e no Caribe

26 de Outubro de 2017

Internacional

"Queremos uma mudança real" foi a frase ouvida repetidamente durante a reunião do grupo de trabalho sobre gênero

"Queremos uma mudança real" foi a frase ouvida repetidamente durante a reunião do grupo de trabalho sobre gênero, realizada nos dias 16 e 17 de outubro em Bogotá, Colômbia

As integrantes do Comitê Regional de Mulheres, as delegadas da Colômbia e algumas observadoras de outros países delinearam um plano de trabalho, que será apresentado nas instâncias da IndustriALL Global Union.

Alguns pontos chaves do plano de ação incluem: a importância de investigar onde estão as mulheres na indústria e no movimento sindical, saber quais são suas aspirações, identificar as barreiras que impedem que as mulheres tenham de igualdade de oportunidades e compartilhar os espaços de poder no movimento sindical nacional e regional.

O plano também visa dar ao movimento sindical um rosto feminino, abordar as questões de interesse para as mulheres, tomar medidas para facilitar a cota de 40% das mulheres no Comitê Executivo de IndustriALL no próximo Congresso, no ano 2020, e promover a irmandade e o intercâmbio de ideias entre as mulheres na região.

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, que também é co-presidenta da IndustriAll Global Union - América Latina e Caribe

Pesquisa sobre gênero e juventude

Os parceiros dos sindicatos de mineração e energia - afiliados à IndustriALL na Colômbia - compartilharam os resultados preliminares de uma pesquisa sobre gênero e juventude. O estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de "pesquisa-ação-participação", com o objetivo de determinar os motivos da escassa sindicalização de mulheres e jovens e buscar soluções.

O próximo passo para os três sindicatos será discutir os resultados da pesquisa com seus líderes e implementar um plano de ação para superar os obstáculos que existem, garantindo assim que os resultados da pesquisa sirvam de base para uma política de gênero e juventude.

A pesquisa foi realizada no âmbito do projeto de empoderamento sindical de Industriall com o apoio dos sindicatos suecos IF Metall e Unionen.

Após a reunião, um grupo do Facebook foi criado para compartilhar informações sobre a implementação do plano de ação de gênero na região.