Voltar

IndustriALL: rede sindical do setor do vidro na América Latina em formação

06 de Outubro de 2021

Sindical

CNQ-CUT participou do encontro com representantes de organizações de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, Peru, Colômbia, Chile e Argentina

A CNQ representou o Ramo Químico da CUT em reunião regional do setor do vidro, junto a outras/os dirigentes de organizações afiliadas à IndustriALL Global Union na América Latina. Trabalhadoras e trabalhadores estão construindo uma rede sindical do setor, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de informações e experiências para a promoção da solidariedade, da organização e da ação sindical.

Ivonete Pereira César, secretária setorial do vidro, representou a CNQ-CUT, junto a companheiras e companheiros do Peru, da Colômbia, do Chile e da Argentina.

Conjuntura

Além dos desafios gerais da classe trabalhadora, nos contextos da pandemia e de deterioração dos direitos, a partir de práticas antissindicais e obstáculos para a negociação coletiva, foram discutidas questões específicas do setor.

Os países da América do Sul têm registrado crescimento do setor de vidro, especialmente no segmento de embalagens.

No entanto, a negligência por parte de multinacionais junto a trabalhadoras e trabalhadores no que diz respeito aos avanços tecnológicos e, principalmente, a questões de saúde e segurança no local de trabalho exige o fortalecimento das organizações sindicais.

Entre os problemas, estão a exposição indevida de companheiras e companheiros ao calor e ao pó de vidro e as lacunas na legislação trabalhista, em países como o Brasil e a Colômbia, que dificultam o reconhecimento de doenças de origem laboral.

Outro objetivo da rede sindical do setor é participar ativamente das discussões sobre as transformações dos processos de produção, que impactam diretamente na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Articulação global e regional

A IndustriALL representa 51 milhões de companheiras e companheiros dos ramos químico, metalúrgico e vestuário/têxtil, de 140 países do mundo. Secretária de Relações Internacionais da CNQ-CUT, a companheira Lu Varjão assumiu, em setembro deste ano, a vice-presidência da organização na América Latina e tem como um de seus papéis articular e fortalecer a atuação dos ramos e setores na região.