Voltar

Jovens químicos representam a CNQ-CUT em intercâmbio na Argentina

28 de Agosto de 2013

Internacional

Troca de experiência marca encontro internacional promovido pela IndustriALL           A CNQ-CUT esteve representada na segunda etapa do...

Troca de experiência marca encontro internacional

promovido pela IndustriALL

industriall foto 1ab

 

 

 

 

 

A CNQ-CUT esteve representada na segunda etapa do Intercâmbio Sindical Internacional para Jovens Trabalhadores realizada de 18 a 23 de agosto em Buenos Aires, Argentina. A delegação da Confederação reuniu os jovens Cleiton Pedro e Elza Oliveira, dirigentes do Sindicato dos Químicos do ABC, e R. C., cipeiro da base do Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região. O encontro reuniu cerca de 40 participantes químicos, têxteis e metalúrgicos do Brasil, Alemanha, Argentina e mais seis países da América Latina.

Promovido pela IndustriALL Global Union (central sindical mundial), em parceria com a FES (Fundação Friedrich Ebert), a atividade é parte do projeto de capacitação de jovens que consiste em três intercâmbios presenciais no Brasil, Argentina e Alemanha; além de uma etapa de ensino à distância pela internet.

Foto do Cleiton Elza e Robson b

 

 

 

 

 

 

 

 

Jovens do ramo químico: Cleiton Pedro e

Elza Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

Na ocasião, os três jovens tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos planos de ação com o objetivo de aumentar a participação da juventude trabalhadora no movimento sindical brasileiro. “Este intercâmbio foi fundamental para ampliar o conhecimento dos jovens participantes do projeto mas, acima de tudo, possibilitou conhecer melhor as experiências das organizações sindicais da Argentina e de outros países da America Latina”, afirma Cleiton Pedro.

Durante o encontro os participantes do projeto puderam conhecer a realidade dos jovens do setor industrial na Argentina e dialogar com os representantes dos trabalhadores/as das entidades filiadas à IndustriALL. O terceiro e ultimo intercâmbio sindical vai acontecer de 14 a 21 de junho de 2014, em Sprockhövel, na Alemanha.

 

(Fonte e fotos: Assessoria da CNQ-CUT)

 

 

- Confira o depoimento de Elza Oliveira, jovem dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, sobre os 30 Anos da CUT. A reportagem da TVT reuniu duas gerações de sindicalistas do ramo químico e entrevistou também o ex-presidente do sindicato presente na fundação da Central, Remígio Todeschini.

Para assistir, clique aqui (4 minutos e 12 segundos):

http://www.youtube.com/watch?v=UjVA2SJuYww