Voltar

“Leviana, sexista e covarde”, diz nota da Presidência sobre IstoÉ

04 de Abril de 2016

Mulheres

Por meio de nota do Blog do Planalto, Presidência da República diz que tomará medidas judiciais contra a revista semanal

O Blog do Planalto emitiu nota nesse sábado (2), em resposta à reportagem da revista Istoé, que acusa a presidenta Dilma Rousseff de sofrer desequilíbrios emocionais. O texto diz que a revista “tem se esforçado jogar na lata do lixo da história qualquer rastro de credibilidade que um dia já teve” e chama a publicação de “escandalosa, leviana, sexista e covarde”. A Presidência também diz que entrará com medidas judiciais contra a semanal. Leia abaixo a nota na íntegra:

“A frase é conhecida: “Na guerra, a primeira vítima é a verdade”. A autoria é controversa, mas a aplicação tem sua vertente diante de crises políticas mais agudas. A revista IstoÉ tem se esforçado para trazer a máxima ao presente, sombrear o quanto pode a verdade e jogar na lata do lixo da história qualquer rastro de credibilidade que um dia já teve.

Seria fácil rebater minuciosamente a escandalosa, leviana, sexista, covarde e – por que não? – risível peça de ficção que produz na edição deste fim de semana. Mas fazer isso seria tratar como jornalismo o que não é; seria conferir respeito ao que, no fundo, é inqualificável; seria pensar que algo ali pode ser crível e confiável, o que está muito longe de ser. O único respeito que merece é para os eventuais remédios que se possa tomar contra os delírios e surtos de descontrole da revista. Uma publicação fora de si.

A democracia trouxe a liberdade de imprensa e de expressão, cláusulas pétreas de uma sociedade madura como a brasileira. Exercê-las, no entanto, exige responsabilidade com que se escreve e se publica. Por essas razões, e de tão inconsistente e intolerável, a única resposta adequada são as medidas judiciais que a Presidência da República tomará contra a revista.”

Link: http://brasileiros.com.br/8vg4M

Leia a nota de repúdio a Isto É da CUT-RJ

A Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro repudia a recente reportagem de capa da Revista IstoÉ pelo seu teor machista, misógino e mentiroso.

Não reconhecemos na publicação nenhum valor informativo ou respeito pelos valores que devem nortear veículos de imprensa. A divulgação de factóides de veracidade duvidosa, somadas as notas divulgadas por personagens citados desmentindo o quadro surrealista pintado pela publicação, escancaram o real interesse que se tem com esta divulgação por parte de veículos facciosos. Nós, trabalhadoras e trabalhadores, sobreviventes da tortura e da censura, percebemos com tristeza a apropriação que veículos criminosos fazem do direito de livre imprensa e liberdade de expressão.


Lutamos e morremos para conquistar este irrestrito direito. Lembramos, que enquanto muitas e muitos de nós morríamos nesta luta, estes mesmos grupos empresariais da comunicação defendiam nossos algozes. Nos difamavam, nos silenciavam, nos criminalizavam e nos perseguiam. Não permitiremos que mintam, que sejam machistas, que transformem uma mulher em posição de comando em louca e histérica, só para que assim invalidem sua liderança, minem sua credibilidade e silenciem sua voz. Esta tática suja e misógina remarca ao século XIX, e desde então é usada para oprimir mulheres nas mais diversas oportunidades. É o diagnóstico final da falta de argumentos, da falta de ética e principalmebte o fim do pudor em expor opiniões carregadas de preconceito travestidas de notícia.

Vivemos em uma democracia, temos nossas liberdades garantidas e instituições fortes para nos defender. Endossamos o pedido do Palácio do Planalto à AGU e ao Ministério da Justiça para que medidas legais sejam tomadas. Exigimos que seja concedido o direito de resposta. Continuaremos na defesa intransigente da democracia e de nossas instituições, para que jornais, revistas e canais de televisão criminosos sintam finalmente o peso e rigor da justa e legal clava forte da Justiça.

SOMOS FORTES SOMOS CUT

Direção Executiva CUT Rio
Secretaria da Mulher Trabalhadora CUT Rio
Secretaria de Comunicação CUT Rio