Voltar

Lideranças da CNQ participam da Reunião da Comissão Nacional do Benzeno

25 de Setembro de 2015

Saúde

O nosso secretário de Saúde do Trabalhador Antonio Goulart e secretário-geral Itamar Sanches participaram da reunião ordinária da Comissão Nacional do Benzeno, realizada de 23 a 25 de setembro, em São Paulo.

Devido a visita técnica à Plataforma de Mexilhão – a primeira plataforma da Petrobras, com saída da cidade de Itanhaém (SP), abrindo as atividades, foi acordado a diminuição do número de participantes que conforme protocolo comporta 10 componentes de cada bancada. Este fato gerou discussões porque a Petrobrás admitia somente o embarque de um representante de cada bancada. Foi somente a pressão dos petroleiros que fez a empresa rever e aceitar o embarque de três membros de cada representação.

No dia 24 aconteceram as reuniões em separado das três bancadas, seguida pela reunião ordinária da Comissão. Para os trabalhadores presentes que não compõem a representação oficial, foi realizada uma palestra técnica sobre NR-20.

A reunião plenária entre governo e trabalhadores conteve temas importantes na pauta, como o Acordo referente aos postos revendedores de combustíveis, que foi aprovado entre representantes da Comissão no grupo criado com este objetivo, mas que foi rechaçado pela bancada patronal na CNPBz, desconsiderando dois anos de discussões entre as partes.

“Este tema voltou a ser discutido para criação de um novo grupo de trabalho, pois mesmo com a desfaçatez do setor patronal, os trabalhadores entendem que o tripartismo em vigor no país precisa continuar e acima de tudo ser respeitado. A lamentar temos a não participação do GTB da Innova nesta reunião”, pontua Goulart.