Voltar

Lucineide Varjão é eleita co-presidenta da América Latina e Caribe de IndustriALL

30 de Outubro de 2016

Internacional

A nova direção foi eleita por unanimidade no 2º Congresso da entidade, que terá o brasileiro Valter Sanches como secretário-geral

A presidenta da CNQ Lucineide Varjão foi eleita co-presidenta da América Latina e Caribe do sindicato global IndustriALL, que representa 50 milhões de trabalhadores no mundo. A nova direção foi eleita por unanimidade pelos cerca de 1.500 delegados de mais de 100  entidades sindicais que estão reunidas no Rio de Janeiro para o segundo Congresso da IndustriALL, que acontece de 4 a 7 de outubro.

A nova direção tem Jörg Hofmann, do Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha, como Presidente e Valter Sanches, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), como secretário-geral. Kemal Özkan, da Turquia, foi reeleito para o cargo de Secretário-Geral Adjunto.

“É um enorme desafio para todos nós. Este congresso se reúne em circunstâncias traumáticas para a classe trabalhadora em todo o mundo, incluindo a nossa região, com desemprego massivo e tendo a juventude e as mulheres como as primeiras vítimas. No Brasil, estamos sob um golpe e os direitos dos trabalhadores estão em jogo”, afirmou Lucineide Varjão sobre a responsabilidade do novo cargo de co-presidenta do IndutrisALL para América Latina e Caribe.

A presidenta da CNQ destaca que entre os objetivos estratégicos do IndustriALL está a construção de sindicatos mais fortes para fazer frente à luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. “Essa nova gestão irá intensificar a atuação para o combate ao trabalho precário em todo o mundo e lutar para inverter a lógica da concentração de riqueza. O desafio, como expressou Valter Sanches, é usar a estrutura e apoio dos sindicatos maiores para o benefício das pessoas mais necessitadas, especialmente nos países do sudeste da Ásia, África e América Latina", disse Varjão.

Cota de mulheres

Um dos principais debates deste segundo congresso foi sobre a representação das mulheres na estrutura diretiva do sindicato global. A presidente da CNQ foi uma das representantes mais combativas em defesa do aumento da participação das mulheres para alcançar de fato a igualdade.

“Os sindicatos tem sido dominados por homens, e aqui não é diferente. Mas estamos avançando. As discussões deste segundo congresso apontam para uma resolução de que no próximo Congresso de 2020 seja implementada a cota de 40% de mulheres nos cargos da direção do IndustriALL. Há um longo caminho pela frente, mas a luta das mulheres é contínua e não podemos desistir”, expressou a presidenta da CNQ.

Delegação do ramo químico da CUT

CNQ está representada no segundo Congresso do sindicato global IndustriALL por seis diretores: Lucineide Varjão (Presidenta), Sergio Novais (Secretário de Administração), Itamar Sanches (Secretário Geral), Lucimar Rodrigues (Secretaria da Mulher Trabalhadora) e Maria Aparecida Araújo do Carmo - a Cidinha (Secretaria de Políticas Sociais). A delegação brasileira do ramo químico é composta por 51 companheiros e companheiras, que estão aproveitando o intercâmbio com as lideranças de outros países para reforçar os laços e intensificar a criação de projetos envolvendo a juventude e as redes sindicais.

IndustriALL Global Unión

O IndustriALL nasceu em 2012, a partir da fusão de três federações internacionais de trabalhadores: Fitim (que representava os metalúrgicos), a ICEM (de químicos, petroleiros e trabalhadores em energia) e a FITTVC (têxteis e vestuário).

Acompanhe as discussões do 2º Congresso do IndustriALL em tempo real no website do evento CLIQUE AQUI