Voltar

Lucineide Varjão é eleita co-presidenta do setor de Mineração de IndustriALL

31 de Maio de 2016

Minérios

A presidenta da CNQ compartilha o cargo com o companheiro Andrew Vickers, da Austrália

A Conferência do Setor da Mineração do IndustriALL Unión Global, realizada nesta segunda e terça-feira em Leipzig, Alemanha, aprovou um Plano de Ação e elegeu como co-presidentes do setor a presidenta da CNQ-CUT Lucineide Varjão e Andrew Vickers, do sindicato do ramo químico na Austrália.

“Dedico esse momento a todos os trabalhadores e trabalhadoras da mineração no mundo! Enfrentarei o desafio juntamente com o Companheiro Andrew Vickers e com o apoio de IndustriALL e de seus filiados. Obrigada companheiros e continuaremos em luta sempre!”, afirmou a presidenta CNQ ao final dos trabalhos da Conferência.

Os participantes também aprovaram uma resolução em apoio e solidariedade aos afiliados espanhóis, que enfrentam a decisão unilateral do governo da Espanha em encerrar as atividades das minas de carvão.

Impacto ambiental

No painel de discussão sobre os efeitos da crise de commodities sobre a indústria de mineração, a presidenta da CNQ Lú Varjão pautou sua apresentação sobre o impacto ambiental, falando sobre o grave acidente químico ampliado da Samarco, em Mariana – MG, em novembro do ano passado, quando a barragem de Bento Gonçalves se rompeu e inundou o vale, destruindo aldeias e matando 19 pessoas.

“A barragem que rompeu era de uma mina de propriedade da Vale e BHP Billiton. As empresas tinham sido avisadas anteriormente que a mina era estruturalmente insegura, mas não tomaram nenhuma atitude. O acidente terá um impacto a longo prazo, pois contaminou a bacia do Rio Doce, o que irá demorar décadas para se recuperar”, denunciou Lucineide Varjão.