Voltar

Lucineide Varjão fala em nome dos trabalhadores(as) brasileiros(as) em Congresso do USW

12 de Agosto de 2014

Internacional

A presidenta da CNQ saudou os presentes e fez um breve pronunciamento no Congresso do sindicato United Steelworkers (USW), em nome da delegação...

Lu Varjao USW

A presidenta da CNQ saudou os presentes e fez um breve pronunciamento no Congresso do sindicato United Steelworkers (USW), em nome da delegação brasileira, nesta terça-feira, 12 de agosto, em Las Vegas (USA)

“Gostaria de saudar  as companheiras e companheiros presentes  em nome da delegação brasileira e das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Eu sou Lucineide, primeira mulher presidenta da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, nesse congresso onde fui eleita tivemos a presença da companheira Carol Landry (da USW) e  a partir daquele momento  também me considero uma mulher de Aço. Por tanto gostaria de pedir uma salva de palmas as mulheres do Aço aqui presente”, afirmou Lucineide, abrindo sua participação.

Ela destacou as mudanças ocorridas no páis nos últimos 12 anos de governo democrático e popular e os avanços conquistados pela classe trabalhadora. “A pobreza no Brasil tem rosto feminino, quero citar aqui um dos programas de governo chamado bolsa família que em seus 12 anos, tirou 14 milhões de famílias da extrema pobreza. E essas mudanças refletiram na vida das mulheres, porque são elas as mais beneficiadas. E tudo isso só foi possível graças a luta do povo brasileiro em mudar essa história. Como diz o presidente Obama: Sim, nós podemos", pontuou.

Lu Varjao USW 3

Finalizando, Lucieneide Varjão reafirmou a parceria do movimento sindical brasileiro com o USW, reforçando que trata-se de uma parceria histórica e com compromissos de solidariedade internacional frente às multinacionais como BASF, Gerdau, Huhtamaki, DuPont, Vale, Gooddyer, Owens-illinois e Internacional Paper.

“Este congresso tem o dever de levantar as mãos  e lutar por melhores condições de trabalho, melhores condições de saúde, pelo fim do trabalho precário e  pelo fim de todas as formas de opressão. Seguiremos juntos  até que a humanidade seja respeitada. Deixo com vocês  a nossa solidariedade aos congressistas lembrando sempre que um outro mundo é possível”, concluiu.

Lucineide Varjão participa do evento à convite do USW feito à CNQ-CUT. Além da presidenta da CNQ, a delegação brasileira é composta por João Vicente Silva Cayres (CNM-CUT), Fernando Lopes (CNM e IndustriALL), Fábio Augusto Lins (CNQ-CUT), Eduardo Guterra (CUT) e Carolyn Kazdin (Centro de Solidariedade do USW).