Voltar

#LulaLivre clamam sindicatos globais e líderes sindicais de mais de 50 países reunidos em Genebra

04 de Maio de 2018

Internacional

Após a manifestação, IndustriALL, em conjunto com os sindicatos globais ITUC, União Uni Global, PSI e IUF, entregou uma carta à missão brasileira na ONU

Sindicatos globais e líderes sindicais de mais de 50 países reuniram-se em Genebra, em 27 de abril, para se solidarizarem com o ex-presidente brasileiro Lula, pedindo sua libertação imediata da prisão e que ele seja autorizado a concorrer nas próximas eleições.

Dirigindo-se a cerca de 150 sindicalistas do Comitê Executivo de IndustriALL e a participantes de sindicatos globais, o presidente de IndustriALL, Jörg Hofmann, enfatizou a importância de mostrar solidariedade e apoio à Lula.

“Lula tem o direito de uma revisão imparcial de seu caso. Apelamos ao governo do Brasil para que cumpra imediatamente o direito internacional e proteja os direitos fundamentais”, disse Hofmann. “E muito importante, Lula deve ter permissão para concorrer na próxima eleição presidencial”.

Os ataques à democracia estão aumentando no Brasil: variam desde a sabotagem sistemática da eleição presidencial em 2014 até o golpe de Estado parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff em 2016. Houve ataques a programas sociais e aos direitos fundamentais dos trabalhadores.

A política de Lula ajudou milhões de brasileiros a uma vida melhor e é o político mais popular do país por uma margem enorme nas pesquisas. A prisão arbitrária mina a democracia ao negar ao povo do Brasil o direito de escolher quem ele quer como presidente.

“Lula é um defensor dos direitos trabalhistas e uma inspiração para outros países”, disse o secretário geral de IndustriALL, Valter Sanches. “Esse ataque a Lula é um ataque a todos os trabalhadores que lutam por seus direitos, é um ataque à democracia e é um ataque à constituição brasileira”.

Após a manifestação, IndustriALL, em conjunto com os sindicatos globais ITUC, União Uni Global, PSI e IUF, entregou uma carta à missão brasileira da ONU, exigindo que o governo do Brasil:

- Libere imediatamente Lula até que o processo de apelação tenha sido concluído de acordo com a constituição brasileira

-  Faça uma revisão imparcial do caso de Lula por um judiciário não ligado ao governo de Temer

- Que Lula possa concorrer à presidência na eleição deste ano.

Veja abaixo a carta direcionada à Maria Nazareth Farani Azevêdo (Representante Permanente do Brasil junto à ONU) (em português)