Voltar

Macrossetor: Trabalhadores na indústria discutem pauta a ser levada a Brasília

14 de Maio de 2014

Brasil

Nova audiência com o ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento será no próximo dia 28 A coordenação nacional do Macrossetor da...

macrossetor 1

Nova audiência com o ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento será no próximo dia 28

A coordenação nacional do Macrossetor da Indústria da CUT (MSI) se reuniu nesta terça-feira (13) para começar a detalhar a pauta da próxima audiência no Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, marcada para o próximo dia 28 em Brasília.

O encontro dos sindicalistas cutistas do ramo industrial aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP), e teve a presença também do secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, e de técnicos do Dieese.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, lembrou que a nova reunião com o ministro Mauro Borges já havia sido acertada em audiência no dia 13 de março, que teve a presença dos presidentes das cinco confederações nacionais cutistas do ramo industrial. “Naquela ocasião, combinamos com o ministro uma agenda de encontros bimestrais com ele e os técnicos do MDIC para discutirmos as demandas dos trabalhadores para a política industrial brasileira”, recordou Cayres. (leia aqui)

Na reunião de hoje, a coordenação do Macrossetor fez um balanço das demandas dos trabalhadores no âmbito do Plano Brasil Maior (a política industrial do governo) e mecanismos para que o país tenha uma indústria forte que garanta empregos e direitos trabalhistas.

A presidenta da Confederação Nacional dos Químicos, Lu Varjão, destacou a necessidade de se buscar – dentro da diversidade dos diversos segmentos industriais – uma agenda que contemple os interesses comuns dos trabalhadores. “Vale ressaltar que diferentes setores integram cadeias produtivas da indústria e que, caso um deles passe por crise, por consequência outros também passarão”, assinalou, dando exemplo de que a indústria química – dos setores de plástico, vidro e borracha, por exemplo – é fornecedora da indústria automobilística.

Sérgio Nobre, por sua vez, enfatizou que a indústria tem um papel fundamental para o desenvolvimento social de qualquer nação. “Por isso, ela tem de estar no centro de qualquer debate sobre desenvolvimento econômico e social. Todo país com forte desenvolvimento social, tem uma indústria forte”, acentuou.

Paulo Cayres afirmou ainda que a agenda do Macrossetor da Indústria da CUT com o MDIC é inédita. “Pela primeira vez, as representações dos trabalhadores do ramo industrial estão levando demandas comuns ao Ministério, coisa que é corriqueira para a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Isso mostra a importância do Macrossetor e da unificação de nossas lutas e bandeiras”, considerou o presidente da CNM/CUT.

O Macrossetor da Indústria da CUT foi criado em novembro de 2012 e congrega trabalhadores na construção, no vestuário, na indústria da alimentação, químicos e metalúrgicos. A CUT também estruturou outros três macrossetores (serviço público, rurais e comércio e serviços), para unificar ações. 

(Fonte: Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)