Voltar

Mais um rompimento da Vale contamina rios mineiros

17 de Março de 2017

Minérios

Rejeito de beneficiamento de minério de ferro atingiu as águas dos rios Itabirito, Congonhas e Ouro Preto

Gabriela Sales, Hoje em Dia

As águas dos rios de Itabirito, Congonhas e Ouro Preto, na região Central de Minas foram contaminadas com rejeitos devido ao rompimento de um duto da Vale. A mineradora informou que o duto que apresentou a falha está instalado na Mina da Fábrica, em Congonhas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que a empresa será multada pelo órgão ambiental pelos danos ocasionados ao meio ambiente. O valor da multa ainda será calculado.

O vazamento foi identificado na última segunda-feira (13) e, conforme a empresa, o equipamento já foi reparado. A Prefeitura de Itabirito informou que o rejeito atingiu as águas do Córrego Prata, contaminando também o Córrego Almas e o Ribeirão Mata Porcos, chegando até o rio Itabirito.

O Executivo detalhou ainda que, apesar do acidente, não houve comprometimento no abastecimento de água dos moradores da cidade. Ainda de acordo com a administração, até o momento, não há registro de mortandade de peixes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabirito notificou a Vale. A empresa informou que o vazamento já foi contido e que os esclarecimentos aos órgãos ambientais foram feitos e que está apurando as causas da ocorrência.

Leia a matéira completa AQUI