Voltar

Manifesto em defesa dos direitos dos trabalhadores ameaçados pela Terceirização!

13 de Março de 2012

Ramo Químico

  A CNQ, em conjunto com muitas organizações, lançou um manifesto em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as terceirizados e agora conclama...

 

A CNQ, em conjunto com muitas organizações, lançou um manifesto em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as terceirizados e agora conclama os lutadores, sindicatos e organizações a tomarem parte nesta importante iniciativa.

 

Como é do conhecimento de todos/as o tema da terceirização ganhou destaque no final de 2011 em decorrência das articulações políticas no campo da direita que resultou na apresentação, por parte do Deputado Roberto Santiago, de um substitutivo ao projeto do Sandro Mabel na tentativa de construir um consenso para ser encaminhado ao Congresso. Em síntese, o projeto de substitutivo do Roberto Santiago se assemelha bastante ao projeto do Mabel e se aprovado a prática da terceirização poderá se disseminar em todos os segmentos e atividades econômicas, tanto em atividades fins, quanto em atividades meio.

 

   

Por outro lado, os setores comprometidos com os interesses dos trabalhadores apresentam em contrapartida o projeto do Vicentinho e a proposta das Centrais Sindicais, atualmente na Casa Civil.  

   

Nesse contexto, no final de 2011 se constituiu um Fórum em defesa dos trabalhadores ameaçados pela terceirização composto pela CUT, CTB, ANAMATRA, ANPT, Acadêmicos entre outros, com o objetivo de barrar o substitutivo e constituir uma alternativa as propostas da direita.  

   

O Fórum lançou um Manifesto com o propósito de coletar assinaturas e sensibilizar os Poderes Públicos, Congresso, Judiciário e Sociedade Civil sobre os danos que podem causar aos interesses dos trabalhadores a aprovação do projeto do Sandro Mabel ou de seu substitutivo.

 

   

Neste sentido, estamos solicitando que todas as entidades imprimam o Manifesto e o modelo de abaixo assinado e coletem o máximo de assinaturas em suas categorias. O período de coleta de assinatura é até final de março. O abaixo assinado deve ser encaminhado a CNQ no seguinte endereço:

 

   

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO RAMO QUÍMICO  

RUA CEL. XAVIER DE TOLEDO, 99 – 6º ANDAR – CJ 11  

ANHANGABAÚ – SÃO PAULO – SP  

CEP. 01048-100.  

   

   

Esperamos contar com a colaboração de todos/as.  

   

Gildásio Silva Ribeiro de Souza – Secretário de Saúde da CNQ/CUT

Gilberto Horst kirsten – Secretário de Relações do Trabalho da CNQ/CUT

 

Clique aqui para baixar o manifesto e o abaixo-assinado