Voltar

Maranhão: Direção da CNQ prestigia posse da direção de novo sindicato do setor celulose

22 de Fevereiro de 2022

Setoriais

Após luta de 7 anos, SINDCELMA foi oficializado em 2021 e fará parte do Ramo Químico da CUT

Em atividade na fábrica da Suzano, dirigentes da CNQ, do SINDCELMA e o vereador de Mogi das Cruzes, Iduigues Martins
 
A CNQ-CUT acompanhou a posse da diretoria do novo sindicato que representa companheiras e companheiros do Ramo Químico/Setor Papel no município de Imperatriz (MA) e em outras cidades da região: o SINDCELMA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose do Sul do Maranhão).
Os dirigentes também promoveram atividade na porta da fábrica da Suzano, com o objetivo de estreitar o diálogo com a base.
A solenidade de posse marcou a vitória de luta iniciada ainda em 2014, quando a categoria aprovou em assembleia a criação de uma nova entidade, pois, até então, era vinculada a organização de abrangência estadual.
“Esse desmembramento foi muito importante porque eu mesmo, como trabalhador, não me sentia representado pelo sindicato. Ficava tudo muito distante, sem um olhar para a nossa realidade. Tanto é que houve muitas tentativas por parte da Suzano de tentar impedir nossa organização, a partir de práticas antisindicais. Em 2019, eu cheguei a ser desligado da empresa por 2 anos como forma de perseguição e retaliação contra o surgimento da nossa entidade”, explica o presidente do SINDCELMA, Anthony Dantas, que foi reintegrado em novembro de 2021, após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 26 Região).
A trajetória até a oficialização do sindicato, contudo, não foi fácil e só foi concluída no ano passado, após complexos entraves judiciais e administrativos.
“A CNQ e os companheiros dos Papeleiros de Mogi das Cruzes desempenham papel fundamental no respaldo técnico, jurídico e político nos últimos anos”, relembra Anthony, que confirmou as tratativas para a filiação do sindicato maranhense à CUT e à Confederação do Ramo Químico.
Presidente da CNQ, Geralcino Teixeira destaca a luta da categoria ao longo dos anos, no pleito por representação efetiva para a conquista de seus direitos e desejou sucesso à diretoria eleita em dezembro de 2021 e recentemente empossada.
Além dele, participaram da posse o Secretário Setorial de Papel, Papelão e Celulose da CNQ, Márcio de Paula Cruz, o companheiro Bob, que também preside o sindicato de Mogi das Cruzes; o vereador de Mogi e trabalhador da Suzano, Iduigues Martins; além do presidente da CUT-Maranhão, Manoel Lages.
 
Na comunidade
Junto à direção do SINDCELMA, os dirigentes da CNQ-CUT cumpriram agenda na Câmara Municipal de Imperatriz (MA), onde foram recebidos pelo vereador Aurélio Gomes (PT) e pelo presidente Alberto Sousa (PDT).
Os dirigentes também visitaram a comunidade indígena Krikati, situada em área de impactos da empresa Suzano.
 
Geralcino Teixeira;  Anthony Dantas e André, presidente e tesoureiro do SINDCELMA; e Bob
 
Geralcino Texieira, Anthony Dantas e Manoel Lages
 
Conjunto da direção do SINDCELMA
 
 
Companheiro Bob, Secretário Setorial de Papel, Papelão e Celulose da CNQ-CUT
 
Presidentes da CNQ e do SINDCELMA, Geraldo Teixeira e Anthony Dantas
 
Audiência na Presidência da Câmara Municipal de Imperatriz
 
Agenda no Gabinete do Vereador Aurélio Gomes
 
 
Comunidade indígena Krikati
 
Comunidade indígena Krikati