Voltar

México: CNQ repudia repressão policial que resultou em seis professores mortos

22 de Junho de 2016

Internacional

O secretário de relações internacionais da CNQ, Fabio Lins, participou dos protestos de repúdio realizados na Cidade do México

Foi com extrema indignação que a direção da CNQ-CUT recebeu as notícias da repressão policial à manifestação contra a Reforma Educativa e Sistema de Avaliação ocorrida no último dia 19. O confronto entre manifestantes e polícia resultou em seis professores mortos, 25 presos e 51 pessoas feridas. Estes fatos aconteceram em Oaxaca, onde existe uma seção sindical da Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE).

O secretário de relações internacionais, Fabio Lins, que está na Cidade do México participando do segundo módulo do curso de formação sindical Internacional do Projeto CUT DGB, foi quem envio as notícias assim que soube do fato. Ele e os demais sindicalistas argentinos, brasileiros e mexicanos presentes à atividade formativa integraram um ato de repúdio à repressão (foto ao lado).

A direção da CNQ também emitiu uma moção de repúdio ao governo mexicano. Leia abaixo as versões em português e espanhol do documento: 

MOÇÃO DE REPÚDIO 

Ao

Exmo. Sr. Enrique Peña Nieto

Presidente da República do México

É inadmissível a repressão policial ocorrida no Estado de Oaxaca, no último 19 de junho. Além de dezenas de feridos, 6 pessoas foram mortas por participar do legítimo movimento dos professores e estudantes, em defesa de seus direitos e reivindicações, contra os ataques à educação. E isto foi feito pela Polícia Federal! Pela Polícia que o senhor dirige e ordena!

Nós, da direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT – Brasil, repudiamos veementemente esta ação policial e exigimos que todos os que cometeram este crime sejam punidos e demitidos da Polícia, que todos os responsáveis por esse massacre sejam imediatamente afastados de suas funções, que todos os professores e dirigentes sindicais que estão presos por conta desse movimento sejam colocados imediatamente em liberdade.

Lutar não é crime!

Abaixo a repressão!

Liberdade para todos os professores presos! 

São Paulo, 22 de junho de 2016. 

Lucineide Varjão Soares

Presidenta da CNQ/CUT – Brasil

 

MOCIÓN DE REPUDIO

Al

Excelentísimo Sr. Enrique Peña Nieto

Presidente de la República del México

Es inadmisible la represión policial ocurrida en el Estado de Oaxaca, en el último día 19 de junio. Además de decenas de heridos, 06 personas fueran muertas por participar del legítimo movimiento de los profesores y estudiantes, en defensa de sus derechos y reivindicaciones, contra los ataques a la educación. ¡Esta acción violenta fue cometida por la policía Federal del México! ¡Policía que usted es responsable, que estay bajo de su responsabilidad y coordinación!

Nosotros integrantes de la directiva de la CNQ/CUT – Confederación Nacional de los Trabajadores de la Rama Química de la CUT en Brasil,  repudiamos vehementemente esta acción policial y exigimos que todos los que cometerán este crimen sean punidos y despedidos de la Policía, que todos los responsables por ese masacre sean inmediatamente suspendidos de sus funciones,  bien cómo, que todos los profesores y dirigentes sindicales que están en detenidos en prisión debido a este movimiento sean libertados inmediatamente.

¡Luchar no es crimen!

¡Abajo la represión!

¡Libertad para todos los profesores detenidos en prisión!