Voltar

MMM: decisões do 9º Encontro Internacional

11 de Outubro de 2013

Mulheres

          As decisões tomadas durante o 9º Encontro Internacional da MMM (Marcha Mundial das Mulheres), em São Paulo, Brasil, abrem um...

logo meninas

 

 

 

 

 

As decisões tomadas durante o 9º Encontro Internacional da MMM (Marcha Mundial das Mulheres), em São Paulo, Brasil, abrem um novo ciclo, cheio de desafios na história de nosso movimento que está em plena adolescência. Depois de 15 anos, a aposta feita em construir um amplo movimento de mulheres de base, que pudesse mudar a correlação de forças na sociedade para acabar com os sistemas que geram pobreza e violência contra elas, mostra seus resultados.
Os desafios se apresentam com avanços conservadores das mais variadas formas. No fechamento deste boletim (leia abaixo), vivemos o ataque de grupos terroristas no Quênia e no Paquistão, com inúmeras vítimas, muitas delas mulheres e crianças. Nossas companheiras destes dois países resistem de maneira cotidiana à violência contra as mulheres e à imposição de regras religiosas excludentes. Em 2010, companheiras do Paquistão mantiveram a mobilização que preparavam. Mesmo logo após um ataque com bombas, elas não se deixaram intimidar frente à violência.
Companheiras do Quênia que já haviam se mobilizado contra a violência eleitoral em 2007 vieram em grande número à Bukavu, na República Democrática do Congo, em 2010, expressar sua solidariedade com as mulheres congolesas em resistência.
Ainda nesta semana, recebemos a notícia de que a “justiça” hondurenha condenou à prisão a ativista Berta Cáceres, do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras) para tentar impedir a luta contra as barragens e ações de companhias mineradoras em territórios indígenas. Também em Honduras as “Feministas em resistência” atuam desde o golpe de 2009.
A cada ataque visível das forças conservadoras se contrapõe uma resistência contínua e histórica das mulheres e de cada povo. A MMM é nosso instrumento para tecer a unidade entre todas e nos fortalecer.

 

Secretariado Internacional MMM

 

Leia abaixo o Boletim de Enlace, que apresenta as resoluções e os principais momentos do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Para capturar a edição na íntegra, clique aqui.

boletim mmm pag1

 

 

boletim mmm pag2

 

 

boletim mmm pag4