Voltar

Mulheres em luta por IGUALDADE, LIBERDADE e AUTONOMIA

02 de Março de 2014

Mulheres

O 8 de março é uma data de luta, marcada por manifestações que levantam bandeiras feministas em defesa da igualdade, liberdade e autonomia. Nós...

carta 8 de maro hor 2.jpgbaixaO 8 de março é uma data de luta, marcada por manifestações que levantam bandeiras feministas em defesa da igualdade, liberdade e autonomia. Nós, mulheres da Central Única dos Trabalhadores, estamos nesse movimento!

Estamos nas ruas e sindicatos para reivindicar que o desenvolvimento econômico do Brasil seja acompanhado pela geração de postos de trabalho de qualidade, com proteção social para homens e mulheres. Para defender nosso direito de ocupar todos os cargos e profissões, com igualdade de oportunidades e salários em relação aos homens.

Nós queremos liberdade para nos manifestar, sindicalizar, votar e sermos votadas.

Como militantes do movimento sindical e feminista, atuamos para construir uma sociedade justa e igualitária, com trabalho decente e condições dignas, sem assédio moral ou exploração sexual.

Nesse 8 de março, estamos nas ruas para dizer que NÃO aceitaremos qualquer imposição de padrões de beleza, sexualidade ou comportamento.

Igualdade

Nos chama a atenção a pouca presença de mulheres nos espaços de representação formal e nos partidos políticos, ainda que seja incontestável sua capacidade em exercer funções de poder e decisão.

Queremos igualdade de acesso e permanência no mercado formal de trabalho.

Igualdade em relação à justiça, ao acesso à terra, aos serviços públicos. E, para isso, demandamos políticas públicas que garantam direitos e deveres iguais, compartilhados entre homens, mulheres e Estado.

Creche: um direito da criança e da família e dever do Estado

O cuidado com as crianças não é responsabilidade exclusiva das mulheres e deve

ser partilhado com toda a sociedade. Cobramos dos governos estaduais e municipais creches públicas e de qualidade, que atendam às reais necessidades das crianças e da família.

Paridade

Conquistamos a paridade na composição das direções executivas da CUT. Agora o desafio é implementá-la no 12º CONCUT, em 2015. Queremos ainda a real representatividade das mulheres em outros espaços de poder e decisão. As mulheres representam apenas 9% da Câmara Federal e 12% do Senado Federal e nosso chamado é pela ampliação da participação das mulheres na política.

Direitos das Trabalhadoras Domésticas

Conquistamos a regulamentação dos direitos das trabalhadoras domésticas, como a redução da jornada de trabalho, o direito ao FGTS e ao seguro desemprego. Isto para que a categoria tenha os mesmos direitos conquistados pelos demais trabalhadores.

Mudança no sistema político brasileiro

Defendemos o fortalecimento do papel da sociedade civil organizada no controle social do Estado, regras mais democráticas para as eleições - com financiamento público de campanha e igual repartição dos recursos entre homens e mulheres. Por isso, participamos da construção do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político.

Liberdade

A liberdade pressupõe condições sociais, políticas e econômicas para que seja desfrutada como um direito. Cabe ao Estado garantir essas condições. Somente seremos livres quando tivermos uma vida em que não sejamos consideradas propriedades de outra pessoa.

Combate à Violência contra as Mulheres

O Estado deve ter políticas públicas de prevenção e atendimento a toda forma de violência contra as mulheres. Não queremos que a violência se mantenha como parte do nosso cotidiano.

Aborto Legal e Seguro

 Descriminalizar o aborto significa permitir que a decisão de levar ou não uma gravidez adiante seja das mulheres e, assim, impedir que milhares de mulheres morram ou sejam presas por terem interrompido uma gravidez não desejada. O Estado tem o dever de garantir o aborto em condições seguras e o atendimento integral à saúde das mulheres.

Democratização da Comunicação

Para rompermos estereótipos e padrões que mercantilizam e exploram nossos corpos, é necessária também uma profunda democratização dos meios de comunicação, com liberdade de expressão e de informação.

Autonomia

Devido à necessidade de aliar o trabalho profissional e o doméstico, as mulheres costumam se inserir em empregos precários, com jornadas parciais ou contratos temporários, muitas vezes expostas a agressões e assédios sexuais e morais.

Nós questionamos o modelo de sociedade que valoriza somente o trabalho realizado na esfera do mercado. Nosso trabalho não remunerado deve ser valorizado e compartilhado com os homens e reconhecido pelo Estado.

Fim das Terceirizações e Precarizações

Criação de empregos formais e de qualidade. Grande número de mulheres trabalha em segmentos com baixos salários, sem os direitos formais garantidos em lei e em setores pouco valorizados.

Seguridade Social Universal

Independentemente de ter vínculo empregatício ou ter contribuído para a previdência social, as pessoas tem direito a um sistema de proteção social que ofereça saúde e renda e garanta condições dignas de vida e envelhecimento.

Soberania Alimentar e Energética

Nossa luta é pelos bens comuns: floresta, água, sementes, saúde e educação, e para que os recursos naturais sejam administrados pelos povos dos territórios aonde se encontram, levando em contra a preservação e sustentabilidade. A expansão das relações de mercado atingiu o campo, áreas indígenas e quilombolas, contaminando as águas, impondo a utilização de sementes transgênicas, da monocultura e do agronegócio. Natureza não é mercadoria. Exigimos alternativas de preservação da soberania alimentar e energética.