Voltar

Oficina das Mulheres Químicas da Região Sudeste debate e planeja ações sindicais

14 de Abril de 2015

Mulheres

Com bastante interesse e entusiasmo, as participantes da Oficina de Mulheres da Região Sudeste "Organizando as mulheres químicas para a ação sindical"  debateram temas relacionados à questão de gênero e elaboraram um plano de ação nos dias 10 e 11 de abril passado, na sede do Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues da Silva, e a assessora da CNQ Flavia Nozue conduziram os trabalhos da Oficina, que contou com a presença de mulheres dos sindicatos que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT (ramo químico, metalúrgico, têxtil e construção).

Debatendo a condição das mulheres

Os trabalhos da Oficina tiveram início com a mesa "Vendo o mundo: a sociedade em que vivemos, com a psicóloga Josiane Giaj-Levra, do Centro de Referência de Defesa da Diversidade de São Paulo. Depois, assistiram o vídeo "Todas deveríamos ser feministas", com Chimananda Adichie sobre as relações sociais de gênero no cotidiano, seguido de debate. 

Finalizando as atividades do primeiro dia, realizaram uma roda de diálogo sobre a história de organização das mulheres - "reconstruindo a nossa história". 

No dia 12, Sônia Auxiliadora, Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-SP abordou o tema "A organização das mulheres na CUT". 

Planejamento

Encerrando a Oficina, as participantes elaboraram algumas ações para contribuir com o fortalecimento da organização das mulheres na região Sudeste.

"Nossa intenção é ampliar o grupo, envolvendo outras companheiras da região nas próximas atividades da nossa Secretaria através da realização de encontros/ rodas de conversa com as mulheres da base. Cada uma de nós também buscará divulgar as ações das mulheres do ramo nos jornais, boletins e sites das entidades sindicais e por fim decidimos realizar visitas de sensibilização nos sindicatos de Minas Gerais e Espírito Santo para que participem junto com a gente", destacou a Secretária da mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues.

"A Oficina toda foi muito estimulante, todas saíram animadas para levar essas discussões nos respectivos sindicatos e até mesmo na fábrica. As mulheres do ramo químico estão dando passos importantes para sua organização", observa Lucimar.

Visita de Ivete Garcia

Pioneira na organização das mulheres químicas na região do Grande ABC, a feminista Ivete Garcia compareceu à Oficina para saudar as participantes. Ivete foi trabalhadora da base e diretora do Sindicato dos Químicos do ABC, foi vereadora e chegou a ser vice-prefeita de Santo André e atualmente está assessorando a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa de São Paulo.

A Oficina é uma atividade de organização e formação de mulheres que integra o projeto de cooperação internacional da CNQ com a FES (Fundação Friedrich Ebert) e a central sindical AFL-CIO e que está sendo realizada em todas as regiões do Brasil. A oficina da Região Nordeste aconteceu em maio/2014, a da Região Norte em  agosto/2014.