Voltar

Papeleiros e papeleiras de Mogi elegerão nova direção sindical encabeçada por dirigente da CNQ

27 de Abril de 2022

Sindical

Pleito será de Chapa Única, que vai reconduzir à presidência da entidade o Secretário Setorial de Papel, Papelão e Celulose da CNQ, Márcio Cruz, o Bob

Nos dias 28 e 29 de abril, os papeleiros e papeleiras de Mogi das Cruzes e região deverão ir às urnas para eleger a nova diretoria do sindicato. A Chapa Única, encabeçada por Márcio Cruz, o Bob, é composta por 27 membros e conta com quase 30% de renovação.

“As principais fábricas contam com representação na Chapa e isso é fruto de um intenso trabalho de base desenvolvido nos últimos anos”, destacou Bob, que é Secretário Setorial do Papel, Papelão e Celulose da CNQ-CUT.

O companheiro Bob é dirigente da CNQ e será reconduzido à presidência d@s Papeleir@s de Mogi

Sob o slogan “Inovar, Lutar e Conquistar”, a Chapa 1 apresenta uma plataforma voltada para uma aproximação e interação ainda maiores da entidade com a base, destacando em seus compromissos questões como comunicação, ampliação de serviços, luta em defesa dos direitos já conquistados, renda, emprego, equidade de gênero, fortalecimento das redes de trabalhador@s e outras formas de organização, dentre outras pautas. 
 
A Chapa 1 conta com apoio da CNQ-CUT e de entidades como o Sindicato Nacional dos Papeleiros (SINAP), Federação dos Trabalhadores/as Químicos do Estado de São Paulo (Fetquim) e Federação dos Papeleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 
 
“Trata-se de um sindicato que é referência nacional e internacional na organização e luta dos papeleiros. A Chapa 1 tem a representatividade e a experiência necessárias para liderar a categoria frente aos enormes desafios do próximo período”, declarou Geralcino Teixeira, presidente da CNQ. 
 
A IndustriALL Global Union, organização à qual o Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e região é filiado e que tem a companheira Lu Varjão, Secretário de Relacões Internacionais da CNQ como sua vice-presidenta para a América Latina, também apoia a Chapa 1. 
 
 
Desafios
 
Mesmo sendo um dos setores que mais cresceu durante a pandemia, a indústria de papel e papelão apresenta desafios imensos para a ação sindical. A organização em nível nacional em grandes empresas como Klabin e Suzano, por exemplo, é vista como uma ferramenta importante para alcançar igualdade nas relações de trabalho. Neste sentido, a consolidação das redes sindicais de trabalhadores é apontada como uma das prioridades da Chapa 1. 
Outra questão-chave se refere à conjuntura política do país. “Temos total compreensão que a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras não vai melhorar se não elegermos Lula. Não adianta conquistarmos reajuste e benefícios para a categoria se a carestia, o desemprego, a destruição dos serviços públicos e do meio ambiente, dentre outras marcas do governo Bolsonaro, não forem derrotadas nas urnas em outubro desse ano”, aponta Bob.