Voltar

Químicas de São Paulo discutem situação das mulheres no mundo do trabalho

08 de Novembro de 2016

Mulheres

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, e a secretária da Mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues, participaram da atividade

Por Marilane Teixeira, assessora do Sindicato dos Químicos de São Paulo

Mantendo a tradição, todos os anos as trabalhadoras químicas de São Paulo se reúnem para debater temas de interesse da classe trabalhadora, principalmente aqueles que atingem diretamente as mulheres.

Neste ano, o encontro geral foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro e contou com a participação de 196 mulheres de 47 empresas químicas, transformados plásticos, farmacêuticas e cosméticas.

O encontro abordou temas da atual realidade brasileira, como a reforma da previdência e os impactos negativos sobre as mulheres, uma vez que a proposta é de igualar a idade mínima de aposentadoria entre homens e mulheres, de 70 anos.

Além disso, discutiu-se sobre a situação das mulheres negras e o desempenho das mulheres nas últimas eleições, em que elegemos praticamente o mesmo número de prefeitas e vereadoras de 2012, em torno de 13%. Embora sejam maioria entre a população e o eleitorado, as mulheres continuam sendo minoria nos processos de disputa de poder.

Por fim, a atividade aprofundou, através de trabalhos em grupo, as cláusulas da convenção coletiva dos químicos e farmacêuticos. É comum o descumprimento das cláusulas pelas empresas, então uma parte importante do encontro foi dedicada a debater os conteúdos das convenções e discutir dúvidas sobre as cláusulas. Ao final, cada grupo organizou uma apresentação de teatro sobre as discussões que fizeram.

Em cada encontro as mulheres saem mais fortalecidas e conscientes dos seus direitos e da importância de estarem organizadas dentro do sindicato e de continuarem lutando para colocar fim à discriminação e à desigualdade no mundo do trabalho e na sociedade.