Voltar

Ramo químico participa do Dia Nacional de Mobilização

01 de Setembro de 2013

Brasil

30 de agosto: CUT e centrais organizaram manifestações em várias cidades do país  Curitiba, Paraná   A CUT e as demais centrais sindicais...

30 de agosto: CUT e centrais organizaram

manifestações em várias cidades do país

37 Curitiba parana

 Curitiba, Paraná

 

A CUT e as demais centrais sindicais realizaram na sexta-feira (30), o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação. Em várias cidades do país, diversas categorias e ramos pressionaram o Executivo e o Legislativo para que votem a favor das pautas de interesse da classe trabalhadora. Principais bandeiras de luta:

1 – Contra o Projeto de Lei nº 4330/04, o PL da terceirização de autoria do deputado-empresário Sandro Mabel (PMDB-GO), que retira direitos dos trabalhadores e piora as condições de trabalho, renda e segurança.

2 – Pelo fim do fator previdenciário.
3 – 40 horas semanais sem redução de salário.
4 – 10% do PIB para a educação.

5 – 10% do orçamento da União para a saúde.

6 – Transporte público e de qualidade.

7 – Valorização das aposentadorias.

8 – Reforma agrária.

9 – Suspensão dos leilões do petróleo.

Algumas manifestações no ramo químico:

paralisa sanko 30 08

Químicos do ABC

Na manhã da sexta-feira (30), os/as trabalhadores/as das fábricas da Sankfort Colchões e Sanko Espumas, em Diadema, cruzaram os braços das 7h às 9h para marcar o Dia de Mobilização e lutas contra o PL 4330 da terceirização.

Os trabalhadores/as das empresas, além de denunciar a desregulamentação dos direitos se o PL 4330 for aprovado pelo Congresso Nacional, lutam por uma pauta específica de reivindicações. Eles reivindicam: programa próprio de PLR, vale-alimentação, mudanças no convênio médico e a implantação do SUR (Sistema Único de Representação). Na parte da tarde, a categoria química do ABC compareceu ao ato da Avenida Paulista, na capital.

 

8 max

 SP: protesto na L’Oréal

10 max

 SP: protesto na L’Oréal

Químicos de São Paulo

De madrugada, os trabalhadores químicos protestaram na portaria da L’Oréal, na região da rodovia Anhanguera. O ato fez parte da série de  manifestações que o sindicato vem promovendo nas fábricas para fortalecer as negociações da Campanha Salarial 2013. E também foi um momento importante para fortalecer o Dia Nacional de Lutas convocado pela CUT.

 

foto sindiq 30 08

 Manifestação na Bahia, via Parafuso

Sindiquímica Bahia

Trabalhadores das fábricas do Polo de Camaçari, Candeias e Estrada do Coco aderiram ao Dia Nacional de Luta e Paralisações

O atraso no inicio do expediente chegou a quase quatro horas

Trabalhadores petroquímicos, químicos, plásticos, da área de fertilizantes e terminais químicos aderiram à convocação nacional da CUT e participaram dos protestos da sexta-feira, na Bahia. A madrugada foi fria e chuvosa no estado. Mesmo assim, desde as 4h, os dirigentes sindicais ocuparam importantes vias de acesso às fábricas do Polo Petroquímico de Camaçari, de Candeias e da Estrada do Coco.

 No Polo de Camaçari, os dirigentes sindicais se concentraram na Via Parafuso e, em consequência disso, os veículos que levavam os trabalhadores ao complexo petroquímico ficaram retidos até 10h. Em Candeias, a 52km da capital, o Sindiquímica Bahia parou os ônibus dos trabalhadores do terminal químico de Aratu: Tequimar e Vopak, além das empresas Graftech e Dow Química. Já na Estrada do Coco, a paralisação atingiu a empresa Millennium.

 

multiverdecapabannergk

Mogi das Cruzes, SP: Greve na Multiverde Papéis

Papeleiros de Mogi das Cruzes

O sindicato paralisou, das 5h às 10h da manhã do dia 30, as atividades da empresa Multiverde Papéis com 300 funcionários. A paralisação contou com o apoio de representantes dos Sindicatos dos Papeleiros da CUT de Jacareí e Região e de Sorocaba e Região; além dos Sindicatos dos Papeleiros de outras centrais, como o de Piracicaba e Região, Valinhos, Guarulhos e da Federação Papeleira do Estado de São Paulo.
O protesto teve como motivo principal a política autoritária da empresa que vem sendo adotada nos últimos tempos, marcada pela falta de diálogo, perseguição a cipeiros e a tentativa de esvaziamento das ações da Cipa, entre outros problemas específicos. Na ocasião, foram dados também informes da Campanha Salarial 2013, cuja pauta de reivindicações já foi entregue ao sindicato patronal. Agora, os trabalhadores e trabalhadoras aguardam o início das negociações.

 

1001120 5

Petroleiros e petroquímicos da Repar

Petroleiros da FUP

Os petroleiros somaram-se às mobilizações, atendendo à convocação da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e realizaram atrasos e manifestações em diversas bases operacionais e  administrativas do Sistema Petrobras. No entanto, mais uma vez, as gerências da empresa desrespeitaram o direito da categoria, com uma série de práticas antissindicais para tentar impedir que os trabalhadores interrompessem suas atividades.
Na Replan, Recap e no terminal de Barueri, os petroleiros resistiram à pressão dos gestores e cortaram a rendição dos turnos. A gerência da Replan ameaçou os trabalhadores, desviou os ônibus por uma mata nos arredores da refinaria, manteve as equipes em cárcere privado e ainda ligou para os petroleiros em casa, convocando-os para o trabalho.
Na Bacia de Campos, as gerências embarcaram numerosas equipes de contingência para as plataformas, levando o Sindipetro-NF a adiar a greve de 48 horas, que seria realizada na sexta e sábado (30 e 31). A estratégia do sindicato foi preservar os grevistas e desgastar os pelegos a bordo, muitos deles pessoas completamente estranhas aos trabalhadores lotados nas plataformas da região. Os petroleiros do NF continuam em estado de greve em assembleia permanente.

Mobilização contra o PL 4330 se intensifica - As centrais sindicais intensificarão nos próximos dias a luta para impedir a aprovação do Projeto de Lei 4330. Na segunda-feira, 02, será realizada a última tentativa de negociação do PL, cujo texto, do jeito que está, precariza ainda mais a situação dos trabalhadores terceirizados. As centrais não aceitam a terceirização em atividade-fim e exigem a responsabilidade solidária da empresa contratante, o direito à representação sindical desses trabalhadores e que as empresas informem previamente aos sindicatos o que pretendem terceirizar. O PL 4330 deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) no dia 10 de setembro. Dos 64 deputados que integram a Comissão, apenas um terço apoia as reivindicações dos trabalhadores por mudanças no projeto.

 

Confira abaixo as manifestações pelo Brasil (atualizado pela CUT às 20h do dia 30):

AMAPÁ

Manifestantes se concentraram na Praça Veiga Cabral, no Centro às 8h, e saíram em passeata pela rua Cândido Mendes, seguindo pela Avenida Padre Júlio até a Rua São José até a Avenida FAB, encerrando na Assembleia Legislativa. Houve muita participação dos sindicatos e população.

 

AMAZONAS

Atraso na troca de turno em empresas metalúrgicas e plásticas, com panfletagem, das 5 da manhã até às 7 da manhã.

 

BAHIA

Pela manhã, houve manifestações nas bases dos sindicatos CUTistas das 3h30 da manhã até meio-dia. Bloqueio na BR 324, paradas em indústrias, serviços, educação, (trabalharam até meio-dia), saúde, polícia civil, rodoviários, alimentação, guarda municipal, polo petroquímico. Ao todo, cerca de 10 mil trabalhadores participaram dos atos.

A partir das 17 horas teve início protesto em frente à Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, no Bairro da Federação.

 

CEARÁ

Paralisação dos trabalhadores do comércio, bancários, educação (APEOC e SINDUTE) e de servidores estaduais e municipais em alguns municípios.

Fortaleza -Trabalhadores fecharam os sete terminais de ônibus de Fortaleza, desde as 5 horas da manhã.  

Caucaia– Os trabalhadores municipais se concentraram às 9h na Praça da Câmara. Atos regionais em Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusebio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo de Amarante.

Quixadá- Ato em frente à prefeitura às 8h e ato em Quixeramobim.

Quixeré- Uma concentração ocorreu a partir das 8h na sede do Sindicato dos Municipais. Manifestações em Ereré, Icapuí, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pindoretama, Russas, Tabuleiro do Norte.

Crato- Foi realizado um grande debate no auditório do Palácio do Comércio às 9h.

Campo Sales- Ato na Câmara Municipal às 9h.

Itapipoca - Concentração às 8h na sede do Sindicato dos Sunicipais, seguida de caminhada.

Senador Pompeu- Assembleia-geral.

Aquiraz– Assembleia de professores às 15h.

Missão Velha- Fórum na Câmara Municipal às 8h.

Cratéus- Concentração às 8h na câmara municipal; ato em Nova Russas e Tamboril.

Itaitinga- Concentração na Escola Profissionalizante às 15h.

 

DISTRITO FEDERAL

Às 7h30 os aeroviários realizaram ato no Aeroporto Internacional de Brasília pela construção de estacionamento público. Concentração em frente ao terminal II.

Os trabalhadores dos Correios fizeram um ato pela manhã em frente ao edifício sede da empresa.

Os municipais realizaram às 12h um debate sobre o PL 4330, no Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios).
Às 13h, os trabalhadores da Educação inauguraram o acampamento pela votação do Plano Nacional de Educação (PNE), montado em frente ao Senado Federal.

 

ESPÍRITO SANTO

Atos no centro da cidade. As passeatas pararam as entradas de Serra a Vitória, de Vila Velha a Vitória e Cariacica. Caminhada até a Federação das Indústrias - FINDES. Cerca de 3 mil pessoas participaram das manifestações. O ato foi encerrado às 13 horas.

 

GOIÁS

A concentração aconteceu na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia, a partir das 9 horas. De lá, manifestantes acompanhados de carros de som e distribuindo panfletos e adesivos contra Sandro Mabel seguiram em passeata até a Praça Cívica, onde aconteceu uma manifestação em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Houve ato em frente ao escritório de Sandro Mabel (PMDB-GO), autor do PL 4330, da Terceirização, que a CUT luta para que seja derrotado no Congresso.

 

MARANHÃO

Paralisação nos transportes durante todo o dia; trabalhadores da Previdência pararam a partir das 14 horas.

Pela manhã, paralisação nos locais de trabalho em São Luís e cidades do interior. À tarde ato político às 15 horas, na Praça Teodoro.

Professores, transporte e bancários, entre outras, categorias, se mobilizaram.

 

59 cuiaba MT

 Cuiabá, Mato Grosso

MATO GROSSO

Houve ato na Praça Ipiranga a partir das 7h30.

 

MATO GROSSO DO SUL

Os eletricitários de Mato Grosso do Sul realizaram às 6h30 um ato em frente à Enersul, empresa onde os trabalhadores são afetados pela terceirização.  
Às 8 horas os trabalhadores das instituições federais de ensino superior do MS realizaram ato na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com forte crítica à EBSERH.

Por volta das 8h30, os professores realizaram uma panfletagem em frente à Praça Ary Coelho, na Av. Afonso Pena.

Também pela manhã, os bancários fizeram um protesto na agência do Banco do Brasil na Afonso Pena com a 13 de Junho.

Durante todo o dia aconteceu a Plenária Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social (SINTSSMS) que abordou os temas: defesa do SUS, CPI estadual da Saúde e as terceirizações.

 

MINAS GERAIS

Ocupação e fechamento por uma hora e meia da BR-381, Rodovia Fernão Dias, no trevo da Fiat Automóveis, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A marginal da rodovia sentido São Paulo também foi bloqueada por volta das 5h até às 7h30. O bloqueio atrasou a entrada para o turno e a saída dos metalúrgicos da montadora.

Motoristas e cobradores paralisaram a partir das 5h da manhã. Houve manifestação e fechamento das estações de ônibus do Barreiro e Diamante, em Belo Horizonte. Nenhum veículo saiu do local, o que afetou aproximadamente 170 mil usuários que utilizam os dois locais diariamente.

Trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais iniciaram na parte da manhã um protesto na entrada principal do Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, residência oficial do Governador do Estado.

Em Juiz de Fora, ato na Câmara dos Vereadores.

 

PARÁ

Em Belém o ato reuniu cerca de mil manifestantes. Trabalhadores gráficos, urbanitários, bancários, metalúrgicos, médicos, hoteleiros, rurais, mototaxistas, estudantes, professores das redes estaduais, municipais e privadas, rodoviários, aposentados, trabalhadores da saúde, trabalhadores do setor público agropecuário e fundiário, jornalistas, servidores do Detran, entre outros participaram das manifestações.

Os bancários paralisaram o Banpará Matriz.

Houve ato em frente à sede da TV liberal afiliada da Rede globo. Os manifestantes entoaram palavras de ordem como: “Democratize/ Tenho direito de escolha/“. Também atearem fogo num caixão simbólico que representava a morte e decadência dos meios de comunicação antidemocráticos.

 

PARAÍBA

Em João Pessoa, uma concentração aconteceu na Praça em frente ao Palácio do Governo. Em seguida, caminhada até a Lagoa passando pela Delegacia Regional do Trabalho, Sistema Correios de Comunicação, Colégio Central Liceu Paraibano. Ato político, no final da tarde na Lagoa.

Manifestações também em Campina Grande.

 

47 curitiba parana

 Curitiba, Paraná

48 parana

Curitiba, Paraná

PARANÁ

Paralisação nas principais cidades do Estado: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo, Francisco Beltrão, Apucarana, Foz. Bancários realizaram manifestações em Londrina.

As escolas pararam em todo o estado e os professores se juntaram aos protestos em Curitiba.

Trabalhadores/as saíram em marcha da Praça Santos Andrade em direção ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Ato político ocorreu às 13h no Centro Cívico, Sede do Governo Estadual. Houve ato em frente à FIEP (Av. Cândido de Abreu). 

Mais de 10 mil pessoas participaram dos atos em Curitiba. Outras milhares participaram das manifestações nas demais cidades do estado.

Mobilização na Repar, com a participação de trabalhadores próprios e terceirizados, que atrasaram a entrada do expediente e participaram do ato, que também teve a adesão dos petroquímicos da Fafen, da montagem e manutenção industrial e dos trabalhadores da Gelopar, fábrica de refrigeradores. O ato foi encerrado com uma grande marcha, com a participação de aproximadamente 3.000 trabalhadores.

 

PERNAMBUCO

Cinco dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, filiado à CUT, foram arbitrariamente presos pela PM após protesto na BR 101. A PM tem reprimido severamente os movimentos sociais no estado.

 

PIAUÍ

Paralisação total dos trabalhadores da educação e parcial de outras categorias. Ato às 15h na Praça da Liberdade, no centro de Teresina, ao lado da Igreja São Benedito.

 

RIO GRANDE DO NORTE

Ato pela manhã no Centro, reunindo diversas categorias. Os manifestantes seguiram em passeata até o Palácio do Governo e Assembleia Legislativa. Atos também em Mossoró e em outras cidades.

 

RIO GRANDE DOS SUL

Mobilização em diversas fábricas: Fábrica Beira Rio no Vale dos Sinos e bloqueio de estradas.

Metalúrgicos e petroleiros de Canoas fizeram caminhada.

Paralisação do transporte público, em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande. Os rodoviários lutam pelo PLS 271 (Estatuto do Rodoviário, que trata do risco de vida, jornada e aposentadoria especial).

Às 11 horas foi realizado ato em frente à Expointer, Esteio (próximo a Porto Alegre).

 

RIO DE JANEIRO

Ato e panfletagem na Central do Brasil a partir das 15 horas. Trabalhadores de diversas categorias participaram do ato: metalúrgicos, trabalhadores da construção civil, vidreiros, moedeiros, servidores públicos federais, garis, trabalhadores em saúde, enfermeiros, manicures, professores, trabalhadores no setor de alimentação, servidores da UFRJ, químicos, engenheiros, bancários, trabalhadores em telecomunicações, petroleiros, servidores das forças armadas, funcionários em transportes aquaviários, jornalistas, radialistas e eletricitários, além de movimentos sociais, como o MST.

 

RORAIMA

Realizadas ações contra o PL 4330:

- Publicação de uma nota (inserção) na emissora TV Roraima em horário nobre.

- Panfletagem em órgãos públicos, empresas, entidades, na Assembleia Legislativa e outros locais.

- Publicação de nota no jornal impresso.

- Reenvio aos parlamentares de carta aberta.

 

Ato 18 interna 2

 São Paulo: categorias caminham pela Avenida Consolação

Capa 11 1377

São Paulo: Manifestação na Avenida Paulista

 

SÃO PAULO

Capital

Metalúrgicos e professores se concentraram na Praça da República, das 11h às 13h, e seguiram em caminhada para ato às 15h no vão livre do MASP, na AV. Paulista, na capital.

Também foi realizado um ato em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro de São Paulo. Os aposentados seguiram para o vão livre do MASP para a manifestação das 15h.

Campinas

Eletricitários do Sinergia CUT, urbanitários da FTUESP e bancários fizeram paralisações.

Santos

Houve paralisação de uma faixa na Avenida da Praia Santos x São Vicente.

 

SANTA CATARINA

Mobilizações realizadas nas regionais Norte, Oeste e Meio Oeste, Florianópolis, Sul.

Em Florianópolis houve mobilização na Praça Tancredo Neves na parte da tarde. Fechamento de órgãos públicos, inclusive o INSS. Foi fechado o Banco Santander até meio-dia.

Em Caçador, mobilização nos locais de trabalho.

Em Chapecó, os agricultores familiares realizaram paralisações a partir das 10 da manhã.

 

SERGIPE

Ato na Praça Fausto Cardoso às 14h. Paralisação dos trabalhadores da Educação e Bancários.

 

TOCANTINS

Mobilizações em Palmas, Gurupi e Araguaina. As principais avenidas foram paradas e um dirigente foi preso.

Ato Público a partir das 16 horas, com paralisação das vias.

 

PETROLEIROS

Manifestação nas bases de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Duque de Caxias, São Paulo, Paraná/Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os trabalhadores próprios e terceirizados dos terminais, refinarias e unidades administrativas da Petrobras aderiram às mobilizações, atrasando duas horas a entrada do expediente e participando dos atos realizados pelos sindicatos.

 

 

Informações e fotos: CUT Nacional (fotos: Roberto Parizotti), CUT SP, CUT Paraná, FUP, Sindiquímica Bahia, Sindicato dos Químicos SP (fotos: Eduardo Oliveira), Sindicato dos Químicos ABC (foto: Dino Santos), Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes (foto: Gerson Júnior).