Voltar

Rede Solvay discute reestruturação produtiva e planeja ações

26 de Novembro de 2015

Redes

Teve início na manhã desta quinta-feira, 26 de novembro, o 10º Encontro da Rede Solvay Mercosul, na cidade de Curitiba, no Paraná, que tem na sua programação temas relacionados à reestruturação produtiva em curso nas unidades do grupo Solvay, que inclui a venda das unidades de Solvay Indupa de Santo André/São Paulo e de Bahía Blanca, na Argentina. Há uma grande expectativa para a reunião do Diálogo Social, que acontecerá na manhã desta sexta-feira e contará com a presença de Arnaud Valenduc, CEO da Solvay Indupa.

Estão presentes trabalhadores das unidades da Rhodia Paulínia; Solvay Indupa de Santo André; Rhodia Itatiba; Solvay São Paulo e Solvay Indupa de Bahía Blanca e lideranças sindicais do Sindiquímica Bahia, Sindicato dos Químicos Unificados; Sindicato dos Químicos do ABC, Sindicato dos Químicos de São Paulo, Sindicato dos Químicos de Curitiba e o Sindicato dos Químicos de Bahía Blanca.

Conhecendo o grupo Solvay

Após a apresentação do histórico da Rede por Juvenil Nunes da Costa, coordenador da rede e secretário de administração do Sindicato dos Químicos do ABC, o economista da subseção Dieese do Sindicato dos Químicos do ABC, Thomaz Jensen, fez uma análise de conjuntura macroeconômica dos principais mercados de atuação do Grupo Solvay no mundo e o seu desempenho econômico financeiro em 2015.

Em seguida, os trabalhadores relataram a situação de cada unidade presente ao Encontro, abordando o número de trabalhadores diretos e terceirizados, os acidentes, questões de segurança e manutenção, ganhos salariais e valores da PLR.

“Apesar da situação da Solvay Indupa, sabemos que o Grupo está forte no Brasil, com perspectivas de crescimento. Portanto, mesmo que as unidades de Santo André e de Bahía Blanca sejam vendidas, a nossa rede tem todo o potencial para continuar organizando os trabalhadores”, destacou Juvenil na mesa de abertura do Encontro.

Estão presentes prestigiando o encontro e participando dos debates o secretário de Relações Internacionais da CNQ-CUT e dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, Fabio Lins, e o secretário de administração da CNQ-CUT Sergio Novais, representando o IndustriALL Global Unión.