Voltar

Redes Braskem e CBC/Taurus planejam atividades para 2015

24 de Novembro de 2014

Redes

As diferenças salariais para mesmas funções em plantas diferentes, maior aproximação e diálogo e os desafios para as negociações foram os temas...

BraskemAs diferenças salariais para mesmas funções em plantas diferentes, maior aproximação e diálogo e os desafios para as negociações foram os temas que guiaram os encontros das redes CBC/Taurus e Braskem no último dia 19, em São Paulo. Com a proximidade do encerramento da primeira fase do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, as redes também tiveram como meta definir planos de ação para 2015.

O encontro da rede CBC/Taurus contou com a participação da técnica do Dieese Rosangela Vieira, que compartilhou com o grupo informações sobre as plantas das empresas que ainda não foram incorporadas à rede. O principal ponto abordado foi referente aos cargos e salários. De acordo com os números apresentados, ainda existem grandes diferenças na remuneração para trabalhadores que exercem a mesma função em plantas diferentes.

A rede também definiu algumas ações para 2015, entre elas a realização de um novo encontro e a produção de um boletim que será entregue em todas as plantas envolvidas. O encontro deve acontecer ente fevereiro e março e deverá ter espaço medir os resultados do boletim, além da construção de uma pauta comum a ser apresentada e negociada com a empresa.

No encontro da rede Braskem, o principal ponto foi a elaboração de uma carta de reivindicações à empresa. A carta, entregue ao final do evento, reforçou a falta de diálogo e de participação da rede nas negociações coletivas e a preocupação, por parte dos trabalhadores, com questões relacionadas à segurança no local de trabalho. Também foi debatida durante o encontro a aquisição da Solvay pela Braskem e a necessidade de medidas que garantam a manutenção dos postos de trabalho.

Fonte e Foto: Divulgação/IOS