Voltar

Redes Sindicais: projeto Ação Frente às Empresas Multinacionais realiza segundo módulo de curso de formação no México

28 de Junho de 2016

Formação

Lideranças do ramo químico da CUT participam do curso em momento intenso da luta sindical dos trabalhadores mexicanos

Dirigentes do ramo químico da CUT participaram do segundo módulo do curso de formação do projeto “Ação frente às empresas multinacionais”, realizado de 21 a 24 de junho, na Cidade do México.

Edna Vasconcelos, diretora do Sindicato dos Químicos de São Paulo; Paulo José, diretor do Sindicato dos Químicos do ABC; Luismar, diretor do Sindicato dos Minérios de Sergipe e Região e o secretário de relações internacionais da CNQ, Fábio Lins,integraram a delegação brasileira que também contemplou dirigentes sindicais dos ramos Vestuário, Metalúrgico, Construção Civil e Químicos de três países: Brasil, Argentina e México

A programação procurou promover uma interação dos cursistas com o movimento sindical mexicano. No primeiro dia, os companheiros e companheiras foram recepcionados pelos dirigentes do Centro de Investigação Laboral no México (CILAS), uma entidade parceira na realização do curso.  

No dia 22/6, eles conheceram a experiência de atuação do Sindicato Mexicano dos Eletricitários, que está envolvido na construção de uma central sindical nacional independente no México. Nesse mesmo dia, os cursistas dialogaram e atuaram no Fórum de Solidariedade Sindical na América Latina, com um público formado por vários sindicatos mexicanos.

Já no dia 23/6, as atividades foram voltadas ao conhecimento da história de lutas e organização dos trabalhadores no México, envolvendo emoção e solidariedade entre as lideranças dos três países. Os cursistas conheceram o Palácio das Belas Artes, onde está o Monumento da Revolução, e o acampamento dos trabalhadores na educação no México, que estão desenvolvendo uma forte mobilização contra as reformas de mudanças no sistema educacional mexicano que busca privatizar a educação.

No último dia, os cursistas apresentaram suas propostas de Planos de Ação para o curso. “Participar deste curso está sendo fundamental para implementar o plano de ação no Sindicato e também contribuindo para ampliar o meu conhecimento sindical e assim poder fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Edna Vasconcelos durante a apresentação.

Ao final do curso os dirigentes sindicais foram para a marcha de luta dos professores mexicanos.

O terceiro e último módulo do curso será de 14 a 16 de agosto na cidade de São Paulo, que receberá os mais de 40 dirigentes sindicais do Brasil, Argentina e México.

Com informações do assessor da CNQ-CUT Josenildo Melo