Voltar

Seminário Nacional apresenta diagnósticos regionais para uma nova Política Industrial

19 de Setembro de 2022

Macrossetor

Atividade em SP reunirá lideranças da IndustriALL Global Union, IndustriALL Brasil, SASK, CUT e Força Sindical; dirigentes da CNQ participam do debate

Após a realização de atividades regionais em oito estados Brasil afora, o Seminário “Futuro da Indústria – Desafios da Política Industrial” promove o encerramento e o diagnóstico nacional do ciclo de atividades, que reuniu dirigentes sindicais da CUT e da Força Sindical, por iniciativa da IndustriALL Brasil, da IndustriALL Global Union e da SASK – Centro de Solidariedade Sindical Filandesa, com o apoio do DIEESE.

O Seminário Nacional ocorre nesta terça-feira, dia 20 de setembro, das 9h às 17h, no Hotel Leques Brasil, que fica na Rua São Joaquim 216 – Liberdade – São Paulo/SP.

A atividade é aberta e contará com a participação de dirigentes da IndustriALL Global Union: o secretário-geral adjunto, Kemal Özkan; a vice-presidenta para a América Latina e Caribe, Lu Varjão (CNQ); e Edson Bicalho (FEQUIMFAR), membro do Comitê Executivo na região. A IndustriALL Brasil será representada pelo seu presidente, Aroaldo Silva, e pelo secretário-geral, Raimundo Suzart (Químicos do ABC). Pela SASK, participarão @s dirigentes Anna Perttula e Patrício Sambonino Rivera.

Presidentes da CUT e da Força Sindical, os companheiros Sérgio Nobre e Miguel Torres também são esperados, bem como o presidente da CNQ, Geralcino Teixeira, e a coordendora do Macrossetor da Indústria da CUT, Cida Trajano.

“Este projeto é muito importante, pois, para retomada da política industrial que esperamos, a classe trabalhadora precisa ter participação ativa, para reivindicar que as ações estejam vinculadas à geração e à garantia de empregos dignos, com direitos, com um olhar especial para grupos sociais historicamente marginalizados e que reivindicam legitimamente o protagonismo, e é claro, alinhadas aos paradigmas globais para a transição justa. Nada melhor, então, que entender as complexidades regionais, para a construção de diretrizes nacionais, sem deixar de lado o diálogo com o mundo”, avalia Lu Varjão, que também é Secretária de Relações Internacionais da CNQ.

CNQ-CUT

Entre os dirigentes do Ramo Químico da CUT escalados para a atividade desta terça-feira estão ainda Edielson Souza (Secretário de Relações do Trabalho/CNQ – Químicos SP), Rosa Trindade (Conselho Fiscal/CNQ – Químicos SP), Ivonete César (Setorial Vidro/CNQ – Vidreiros SP), Márcio Cruz (Setorial Papel, Papelão e Celulose/CNQ – Papeleiros Mogi), Rosalina da Silva (Regional Sudeste I/CNQ – Papeleiros - Jacareí), e Naira Pinho (Políticas Sociais/CNQ – Sindiquímica Bahia).

Como representantes de entidades filiadas à CNQ e à IndustriALL, também são esperados os companheiros Airton Cano (Coordenação Política/FETQUIM), Hélio Rodrigues (Presidência/Químicos SP), Cibele Vieira (Administração e Finanças/FUP e Petroleiros Unificados), Deusdete José (FETQUIM), Andréa Rita (Químicos SP) e Danielle Franco (Químicos ABC).

Regionais

Os seminários regionais foram realizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O presidente da CNQ, Geralcino Teixeira, participou da edição sediada no Sindiquímica Bahia, na última semana.

Organização Global

A IndustriALL representa 51 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de 140 países.

A organização foi fundada em 2012, a partir da fusão de três sindicatos globais que representavam os ramos químico (ICEM), metalúrgico FITIM e têxtil/vestuário/couro (ITGLWF).

No Brasil, são afiliadas à IndustriALL organizações sindicais dos ramos químico, metalúrgico e do vestuário, da CUT e da Força Sindical.