Voltar

Setor Químico de São Paulo aprova pauta, que será entregue ao CEAG-10 no dia 22

20 de Setembro de 2016

Filiados

Os sindicatos filiados à Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico no Estado de São Paulo), em suas respectivas assembleias, aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016 do Setor Químico, que será entregue ao sindicato patronal (CEAG-10 da FIESP) no próximo dia 22 de setembro, o dia nacional de paralisação contra os ataques aos direitos dos trabalhadores(as).

Com data-base em 1º de novembro, este ano serão discutidas nas rodadas de negociação somente as cláusulas econômicas, já que as cláusulas sociais do último acordo vigoram até novembro de 2017.

Essa negociação contempla 180 mil trabalhadores dos cinco sindicados que negociam conjuntamente – São Paulo; ABC; Campinas, Osasco e Vinhedo; Jundiaí e região; e São José dos Campos e região, sob a coordenação da Fetquim.

A pauta aprovada tem três pontos:

- Reajuste salarial de 14% (reposição da inflação mais aumento real)

- Piso Salarial de R$ 2.000,00

- PLR mínima de dois pisos salariais reajustados (R$ 4.000,00).

“De acordo com as estimativas do Banco Central para o INPC, a inflação acumulada do período de 1 de novembro de 2015 a 30 de outubro de 2016 deve ficar próximo a 9%. Sabemos que as negociações não serão fáceis, nunca são. Mas será o tamanho da nossa mobilização que definirá os avanços nas conquistas”, explicou o coordenador da Fetquim, Aírton Cano.