Voltar

Setor Regional do Minério de IndustriALL revisa avanços e planeja ações futuras

22 de Setembro de 2016

Minérios

Sindicatos de Minérios da América Latina e Caribe discutiram o impacto das estratégias adotadas pelas redes regionais de minério do sindicato global IndustriALL e planejaram ações futuras durante as reuniões do setor que aconteceram de 5 a 19 de setembro em Santa Cruz, Bolívia. A secretária do Meio Ambiente da CNQ, Valdeli Guimarães, participou das atividades.

No encontro os presentes debateram sobre a campanha para exigir a Ratificação da Convenção 176 sobre Saúde e Segurança nas Minas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), e se comprometeram a continuá-la para conquistar sua plena implantação. Lamentavelmente, ao mesmo tempo, chegaram notícias do Chile de um novo acidente mortal, no qual morreram dois trabalhadores (um homem e uma mulher), elevando a cinco o número de fatalidades no setor minério do Chile em apenas dez dias.

Por outro lado, a rede manteve a meta de adesão de 10% de novos membros no setor minério anualmente, entre eles jovens, trabalhadores precários, administrativos e mulheres. Na reunião houve uma alta participação de mulheres, o que motivou tornar o tema de gênero um ponto permanente na agenda.

Os integrantes das redes prepararam ações para o 7 de outubro, dentro do marco da Campanha contra o Trabalho Precário e discutiram estratégias para defender os direitos laborais na crise dos commodities.

Os sindicatos da região puderam trocar ideias com o movimento sindical boliviano e conseguiram entender melhor a complicada situação do setor de minério naquele país. A rede resolveu fazer todo o possível para ajudar a unir e fortalecer os sindicatos de Glencore na Bolívia.

“A ideia da rede é criar um espaço onde os sindicatos do setor possam trabalhar em unidade em torno dos principais temas que afetam os trabalhadores”, concluiu Laura Carter, Secretaria Regional Adjunta de IndustriALL Global Union na América Latina e Caribe, e coordenadora do projeto de minério na região.

Fonte: IndustriALL – tradução livre do texto em espanhol