Voltar

SP: Sindicatos debatem desdobramentos da Terceirização e da Reforma Trabalhista

22 de Junho de 2017

Filiados

A Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico no Estado de São Paulo) realizou na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, o Seminário sobre os Desdobramentos da Terceirização e Reforma Trabalhista, na Subsede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, no bairro paulistano da Lapa.

O coordenador político da Fetquim e dirigente do Sindicato, Airton Cano, e a secretária de Comunicação da Fetquim, Nilza Pereira de Almeida, fizeram parte da mesa de abertura, com as convidadas Patricia Palatieri – Coordenadora de Pesquisas e Tecnologias - DIEESE e Marilane Teixeira – Economista, pesquisadora do CESIT, integrante da coordenação nacional do Fórum Contra Terceirização e assessora sindical do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Na primeira mesa do seminário foi feita uma análise do projeto de reforma da previdência, ainda em tramite e as principais mudanças que podem ocorrer por Patricia Palatieri – Coordenadora de Pesquisas e Tecnologias - DIEESE. "Essa reforma estabelece uma regra igual para todos em um mercado de trabalho desigual, onde milhões de trabalhadores não conseguirão se aposentar. E os mais prejudicados são os trabalhadores do mercado informal".

"A tendência é terceirizar e isso enfraquece o mercado de trabalho", disse Marilane Teixeira – Economista, pesquisadora do CESIT, integrante da coordenação nacional do Fórum Contra Terceirização e assessora sindical do Sindicato dos Químicos de São Paulo, durante a segunda mesa do seminário.

Marthius Savio Cavalcante Lobato – Advogado, mestre e doutor em direito; pesquisador integrante dos grupos de pesquisa Percursos, narrativas e fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo; Trabalho, Constituição e Cidadania (CNPQ-Lattes) foi responsável pela última mesa do Seminário da Fetquim. Sua apresentação foi um olhar sindical sobre possíveis saídas quanto às consequências das reformas para estrutura dos Sindicatos, evitando seu enfraquecimento.

Em seguida, os representantes dos sindicatos do Ramo e sindicatos convidados debateram os temas e as propostas.

Fonte: Fetquim, fotos de Dino Santos