Voltar

Sindipetro lança campanha pela permanência da Unidade Operacional Sul em Itajaí

28 de Abril de 2015

Petrobras

Petrobras pretende encerrar ou rebaixar a unidade a um mero posto avançado da Unidade Operacional da Bacia de Santos

Diante do Plano de Desinvestimento para o biênio 2015 e 2016 da Petrobras, que coloca em risco a exploração de petróleo em Santa Catarina e Paraná, os companheiros do Sindipetro PR e SC estão desenvolvendo uma Campanha pela permanência da UO-Sul (Unidade Operacional-Sul) em Itajaí, unidade que tem um papel fundamental para o desenvolvimento do potencial petrolífero da região Sul.

De acordo com a direção do Sindipetro, ainda não se tem conhecimento do alcance dessas medidas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, mas já chegaram notícias de que a UO-Sul terá suas atividades encerradas ou rebaixadas a um mero posto avançado da UO-BS (Unidade Operacional Bacia de Santos.

“Na prática isso significa que se perderá toda a autonomia e o pessoal especializado, cerca de 72 empregados dedicados ao potencial da região sul, o que representa um recuo nos planos da Petrobras em ampliar a sua atuação, retardando os projetos e estudos em andamento sobretudo no litoral do PR e SC e Bacia do Paraná”, explica o informativo do Sindicato.

A UO-Sul emprega 142 trabalhadores, tem o melhor custo de extração da Petrobras; o melhor Retorno Operacional Bruto; é a Unidade de Produção mais eficiente e registrou em 2014 uma receita de R$5,93 bilhões. O ISS estimado para o município de Itajaí até 15/02/22 é de R$ 4,674 milhões.

Portanto, defender a UO-Sul é defender o desenvolvimento estratégico do potencial petrolífero da região sul.

Participe da Campanha em Defesa da UO-SUL, junte-se a esta luta em defesa do desenvolvimento estratégico do potencial petrolífero da região sul e divulgue os materiais abaixo:

        Jornal do Sindipetro                                                                                                                                                                                                                                                                                             Dados do UO-Sul