Voltar

Sindiplast AM: trabalhadoras dialogam sobre a Violência contra a Mulher

08 de Setembro de 2016

Mulheres

O Sindiplast-AM - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Material Plástico de Manaus e do Estado do Amazonas – realizou, dia 4 de setembro, domingo, uma atividade com as mulheres da categoria para debater três importantes pontos: Assédio moral e sexual contra as mulheres em seu local de trabalho e na sociedade; igualdade racial e Previdência Social.

A atividade contou com a participação de cerca de 30 trabalhadoras da base da entidade, que interagiram e compartilharam conhecimentos também em ações e na política sindical.

Para abordar os temas envolvendo a violência contra a mulher e a igualdade racial foi convidada a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ-CUT, Lucimar Rodrigues.

Na sua apresentação, Lucimar destacou que as mulheres são as principais vítimas dos dois tipos de violência: assédio moral e assédio sexual, ambos com implicações psicológicas, sociais e laborais profundas.

“Nós, mulheres, precisamos ter o direito de não sofrer nenhum tipo de violência ou agressão, seja na nossa casa, seja no trabalho, seja na sociedade. E para isso precisa ter uma a garantia de acesso a políticas públicas e serviços públicos de enfrentamento à violência contra a mulher seja essa violência física, moral, psicológica ou verbal”, expressou Lucimar.

Para a diretora do Sindiplast AM, Suzana, as apresentações de Lucimar contribuíram bastante para as mulheres enfrentarem essas situações e perceberem a necessidade de lutar por seus direitos junto com o Sindicato e com os movimentos sociais.

“Realizamos mais uma atividade excelente, de qualidade e de interação, todas participaram dos debates. Temos que ter igualdade, sem qualquer tipo de discriminação no local de trabalho”, afirmou Suzana.