Voltar

Sindiquímica-PE completa 62 anos de lutas

05 de Junho de 2012

Filiados

  Fundado em 1950, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de Pernambuco, e filiado a CUT e CNQ, o Sindiquímica-PE...

 

Fundado em 1950, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de Pernambuco, e filiado a CUT e CNQ, o Sindiquímica-PE completou neste 3 de junho, 62 anos de luta. Filiado à CUT e à CNQ, teve uma atuação histórica e fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político e social ao longo da história dos trabalhadores do Ramo Químico do nordeste brasileiro.

 

Com uma direção colegiada, composta por 24 dirigentes, o Sindiquímica-PE representa os Trabalhadores nas Indústrias de Produtos Químicos para fins Industriais da Petroquímica, de preparação de óleos Vegetais e Animais, de Resinas Sintéticas, de Sabão e Velas, de Tintas e Vernizes, de Fósforos, de Lavanderia e Tinturaria, da Produção de Polímeros,de Formicidas e Inseticidas, de Matérias-Primas para Inseticidas e Fertilizantes, de Abrasivos, de Álcalis, de Lápis, Canetas, Tintas de Escrever e Similares, de Defensivos Agrícolas e Animais, de Refino de Óleos Vegetais, Animais e Minerais, de Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal, de Produtos de Polimentos, de Lã de Aço, de Produtos Veterinários, de Produtos Químicos para Panificação, de Gases Medicinal e Industrial e de Argamassa, Rejunte, Xadrez e Resinas.

 

Na sua história de lutas e combatividade, o sindicato sofreu um duro golpe com uma intervenção na época da ditadura. Mas foi retomado da mão dos pelegos em 1990 e desde então luta por melhores condições de vida para os  trabalhadores químicos e disputa a hegemonia da sociedade.

 

Nos dias 12, 13 e 14 de junho, o sindicato entra em processo eleitoral e a Chapa Única (Unidade CUTista) indicou o nome do companheiro Wendeu de Souza, Trabalhador da ASA Ind. e Comércio, como coordenador do sindicato para continuar a história de democracia e lutas.