Voltar

Sindplast-AM e CNQ-CUT participam de audiência em Brasília para reivindicar mais empregos

30 de Setembro de 2013

Filiados

Ricardo Schaef (centro) recebe os representantes dos trabalhadores em audiência. Alinhados à direita: Francisco Brito de Freitas, Suzana dos Santos...

DSC00880 dia25 baixaRicardo Schaef (centro) recebe os representantes dos trabalhadores em audiência. Alinhados à direita: Francisco Brito de Freitas, Suzana dos Santos Teixeira e Lucineide Varjão Soares

Representantes do Sindplast-AM (Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Manaus e do Estado do Amazonas) participaram de audiência com Ricardo Schaef, diretor executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no dia 24 de setembro, em Brasília. Estiveram na reunião: Francisco Brito de Freitas, presidente, José Carlos Lúcio e Suzana dos Santos Teixeira, dirigentes da entidade; além de Lucineide Varjão Soares, presidenta da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico). O objetivo foi debater propostas para a reformulação do PPB (Processo Produtivo Básico) de bens produzidos no Polo Industrial de Manaus, discussão iniciada em 19 de agosto junto à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

Audiência em Brasília

Ricardo Schaef informou que o ministério já realizou a consulta pública e que, no mês de outubro, se compromete a publicar a portaria do Processo Produtivo Básico para o polo de duas rodas. Também comunicou que foi criado um grupo técnico do ministério para apresentar uma revisão, até o dia 7 de outubro, dos demais PPBs referentes aos seguintes produtos: celular, aparelho de áudio e vídeo, micro-ondas, televisores de LCD e plasma, tablet e computadores.

Brito explica que a série de negociações junto ao governo tem objetivo certeiro: “Queremos reverter as demissões que assolam a região de Manaus e obter garantias de emprego para a base. As empresas de termoplásticos determinaram muitas demissões com a importação de produtos da Ásia, em especial da China e Coreia do Sul. Algumas tiveram redução de 70% no quadro de funcionários. Há empresários que, apesar dos incentivos do governo para produzir no Brasil, preferem adquirir produtos do exterior sem apresentar contrapartidas na geração de empregos locais. Ora, queremos negociar e a categoria tem pressa. Hoje somos em torno de sete mil trabalhadores no polo termoplástico. Em 2012, esse número era superior a 14 mil”.

Documento do Sindplast-AM - entregue ao ministério - denuncia o “efeito china” na Zona Franca de Manaus: “A importação desenfreada de produtos oriundos dos países asiáticos, principalmente motocicletas e eletroeletrônicos importados por grandes empresas que, por sua vez, recebem incentivos fiscais para produzir na Zona Franca e não fazem jus às vantagens que recebem e não têm oferecido a contrapartida na geração de empregos e muito menos pagando impostos...”.

Leia o documento na íntegra (clique aqui).

Combate ao desemprego

Lucineide Varjão Soares avalia que a audiência em Brasília teve um saldo positivo já que apontou para providências concretas no mês de outubro. Ela resgata o recente estudo nacional sobre rotatividade elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos): “Os trabalhadores desligados no setor químico em 2011 somaram 858,9 mil. Desse total, 179,3 mil pertenciam à indústria plástica, um dos mais atingidos. Os vários indicadores não deixam dúvidas, a rotatividade não passa de mais uma estratégia para manter os baixos salários. Por outro lado, temos na região de Manaus a eliminação definitiva dos postos de trabalho diante de um potencial de produção que está sendo substituído pela importação de produtos asiáticos. Mais um golpe nos trabalhadores, daí a importância das negociações promovidas pelo sindicato”.

Em estado de alerta

Segundo Brito, a categoria está atenta e acompanha com expectativa os desdobramentos das negociações junto com o Sindplast-AM.

Em 19 de agosto, dirigentes e militantes participaram de reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus). Um protesto contra o desemprego marcou o evento com discursos e faixas: “Produto importado = trabalhador demitido”. Na ocasião foram aprovados 59 projetos de implantação, ampliação e diversificação do setor, que totalizam investimentos de US$ 1,020 bilhão e um potencial de criação de 3,1 mil novos empregos.

 

- Confira o vídeo elaborado pelo Sindplast-AM com o registro da manifestação em frente à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), que reuniu centenas de trabalhadores em 19 de agosto (17 minutos). Clique no link:

http://www.youtube.com/watch?v=koX5RMMMcnE&

DSC00880 dia25 baixa

24 de setembro: Brito e Lucineide apresentam as reivindicações

da categoria junto ao representante do ministério