Voltar

Todo apoio à greve nacional da educação no dia 15 de maio

14 de Maio de 2019

Greve Geral

Todos e todas unidos rumo à greve geral de 14 de junho

A Direção Nacional da CUT deliberou pelo mais amplo apoio à greve nacional dos professores, convocada para o dia 15 de maio. A categoria tem razões de sobra para deflagrar a greve e a classe trabalhadora tem as mesmas razões para apoiá-la. Os problemas causados pelas medidas adotadas pelo atual governo à educação afetam diretamente os professores e toda a população que depende da educação pública, universal e de qualidade.
 
Entre as medidas nefastas que estão colocando em risco o sistema educacional brasileiro, apontadas pela CNTE, destacamos:
 
·         Os sucessivos cortes nas políticas educacionais (ensino superior e educação básica) e a ameaça de acabar com a vinculação institucional que assegura recursos para a educação (Fundeb e outras políticas);
 
·         O patrulhamento ideológico nas universidades e a ofensiva Lei da Mordaça (Escola sem Partido ou de Partido Único?);
 
·         A perseguição ao pensamento crítico com enxugamento de verbas para cursos de filosofia e sociologia nas universidades;
 
·         O viés privatista e sectário que fomenta as políticas de vouchers e a educação domiciliar;
 
·         A agressão à gestão democrática e à autonomia das escolas através da militarização escolar;
 
·         A inoperância inescrupulosa do Ministério da Educação, que afeta a qualidade do atendimento público nas escolas, institutos federais e universidades;
 
·         A revogação de inúmeros conselhos de acompanhamento social, impondo retrocessos à gestão democrática estatal.
 
Os professores vão paralisar o trabalho motivados por questões que afetam toda a classe trabalhadora e a população brasileira, como os ataques desferidos contra a organização sindical, o incentivo ao armamento pessoal e à violência, o estímulo à impunidade contra o extermínio de jovens negros cometido por forças policiais, o avanço sobre terras indígenas e a degradação do meio ambiente efetuados pelo agronegócio, o fim do Ministério do Trabalho, a mudança na política de valorização do salário mínimo e a perversa proposta de reforma da Previdência.
 
Como vemos, são motivos de sobra para todos os sindicatos apoiarem amplamente a greve nacional dos professores no próximo dia 15, fazendo a sua luta a nossa luta.
 
O sucesso da paralisação dos professores é fundamental ao processo de acúmulo de forças para a Greve Geral que será realizada no dia 14 de junho.
 
Orientamos os sindicatos CUTistas a se juntarem aos professores, buscando mobilizar suas bases em apoio à greve do próximo dia 15 de maio.
 
 
 
 
 
               Sergio Nobre                          Maria Faria
 
             Secretário Geral              Secretária Geral Adjunta