Voltar

Trabalhadores Petroquímicos protestam no Polo de Camaçari

30 de Maio de 2018

Petrobras

A paralisação aconteceu neste Dia Nacional de Luta em apoio à greve nacional dos petroleiros contra o aumento da gasolina e em defesa da Petrobras

Na Bahia, os trabalhadores de empresas petroquímicas do Polo de Camaçari aderiram ao Dia Nacional de Luta contra a política entreguista do governo Temer (MDB), nesta quarta-feira (30). O Sindiquímica, entidade que representa a categoria, iniciou o ato de protesto por volta das 6h, na estação de transbordo do Pool 1, em Camaçari. Os ônibus que levavam os trabalhadores ficaram retidos no local.

A paralisação reuniu trabalhadores de empresas como Braskem, Acrinor, Deten, IPC, Unigel, Basf, Monsanto, ITF, Elekeiroz, Carbonor, White Martins, QGN e Columbian. Também participaram da mobilização empregados da Bahiapulp, Bahiagás, Chesf, Odebrecht Ambiental e Murici, dentre outras fábricas.

Nos discursos, os dirigentes sindicais reiteraram as bandeiras do movimento: pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha; pela mudança na política de preços; em defesa da Petrobras como empresa pública; pela saída de Pedro Parente da presidência da companhia. Durante o ato, os petroquímicos também manifestaram seu apoio à greve dos petroleiros que começou hoje e vai até sexta-feira.

"Ninguém suporta essa política de preços atrelando o nosso combustível ao mercado internacional. Precisamos voltar a refinar nosso petróleo em território nacional e ter preços no mercado interno compatível com os custos de produção e não com a especulação internacional", expressou osecretário de Finanças da CUT e também diretor do Sindiquímica, Alfredo Santos.

Fonte: Sindiquímica Bahia